CAMPEONATO MINEIRO

FMF determina nova orientação a árbitros no Campeonato Mineiro 2026

A Federação Mineira de Futebol publicou nas redes sociais uma prévia das novas orientações de arbitragem para o Campeonato Mineiro 2026

Compartilhe
google-news-logo

A Federação Mineira de Futebol (FMF) publicou um vídeo nas redes sociais informando novas orientações aos árbitros para o Campeonato Mineiro de 2026. Na publicação, o presidente da comissão de arbitragem da entidade, Márcio Santiago, explicou a abordagem adotada na preparação dos profissionais para a próxima temporada. 

Na 112ª edição do Mineiro, a competição contará com árbitro de vídeo em todos os jogos. Diante disso, Márcio Santiago destacou a necessidade de preparação e critério para uma arbitragem em que os integrantes conversem entre si. 

“A comissão de arbitragem decidiu que, para 2026, tenhamos uma linha de critério no campo de jogo. Nós iremos fazer uma imersão realmente de terço de regra, de tomada de decisões de jogo brusco grave, de APP, que são as faltas que acontecem no início da jogada, e de pênaltis de lances de áreas de possíveis penais”

Márcio Santiago, presidente da Comissão de Arbitragem 

Ele destacou a importância de um parâmetro, com critérios que sejam aplicados de maneira uniforme e coerente: “A gente quer que a arbitragem mineira no campo de jogo tenha um critério de tomada de decisões, isso é importante. Se a equipe de campo tem um critério, a gente busca nos lances semelhantes, ter sempre a mesma decisão. Isso facilita para a cabine”. 

“A cabine entende o que o campo quer, e se essas tomadas de decisões passarem pelo crivo do campo, a gente tem uma cabine que tem o mesmo critério e que, para essas situações pontuais, vai recomendar uma revisão, por um lance protocolar. Essa é a nossa ideia. É ter critério no campo de jogo e na cabine”

Márcio Santiago, presidente da Comissão de Arbitragem

Campeonato Mineiro 2026

O Campeonato Mineiro será disputado entre 10 de janeiro e 8 de março. A fase de classificação vai até 14 de fevereiro.

Os 12 clubes participantes foram divididos em três grupos, mas não se enfrentaram dentro de suas chaves. As equipes irão jogar apenas contra os times dos outros grupos, em turno único – serão oito datas. 

Os dois melhores de cada chave vão para as semifinais, que terão jogos de ida e volta. Além da adição do VAR em todos os jogos da edição, em 2026 o título do Estadual será decidido em partida única. 

A final será no Mineirão, prevista para 8 de março. Em caso de empate, não terá prorrogação, indo diretamente para os pênaltis.

O atual campeão mineiro é o Atlético.

Clubes participantes do Campeonato Mineiro  

O Campeonato Mineiro 2026 terá 12 clubes: América, Athletic, Atlético, Betim, Cruzeiro, Democrata, Itabirito, North, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT. O North e a URT são as novidades – equipes subiram do Módulo II.

Divisão dos grupos do Campeonato Mineiro

GRUPO A

  • Atlético
  • Uberlândia
  • Democrata
  • URT

GRUPO B

  • América
  • Tombense
  • Betim
  • Pouso Alegre

GRUPO C

  • Cruzeiro
  • Athletic
  • Itabirito
  • North
Compartilhe
google-news-logo