FUTEBOL MINEIRO

PM faz operação em Montes Claros para conter violência em North x Atlético

Polícia cumpriu 17 mandados de busca e apreensão dentro da Operação Hooligans em Montes Claros

Compartilhe
google-news-logo

Montes Claros – A Policia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio das Policias Militar (PMMG) e Penal e da Guarda Municipal, realizou nesta terça-feira (13/1) uma operação para o combate à violência entre torcidas organizadas em Montes Claros, no Norte de Minas. Ação policial, que resultou na prisão de uma pessoa e na apreensão de vários materiais usados por torcedores violentos, aconteceu na véspera do jogo do North Clube x Atlético, pelo Campeonato Mineiro.

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão na Operação Hooligans. Houve a apreensão de materiais como punhais, canivetes, soqueiras, barras de metais e outros objetos, assim como camisetas e bandeiras das torcidas. Também foram apreendidos aparelhos celulares, que vão passar por perícia técnica na investigação que visa averiguar como as torcidas organizadas atuavam e se planejavam os atos violentos.

O delegado Cezar Salgueiro, responsável pela operação, disse que a Policia Civil já conseguiu acesso a alguns celulares e verificou “que já existia uma movimentação para um agendamento de confrontos” para esta quarta-feira, data da partida entre North e Atlético.

“Então a gente entende que essa operação vai cessar, vai coibir esses possíveis atos de violência que presenciaria na data de amanhã (quarta-feira)”, declarou o delegado, em entrevista. Durante a ação policial, um dos investigados foi preso em flagrante pelo porte ilegal de munições de arma de fogo.

Cezar Salgueiro lembrou que as apurações apontaram que, ao longo do ano passado, ocorreram confrontos entre torcidas organizadas rivais na cidade. “Foram episódios caracterizados por agressões físicas, depredações de patrimônio, incêndios criminosos e incitação pública à violência, inclusive por meio de redes sociais”, afirmou.

O delegado salienta que a ação integrada teve dupla finalidade: interromper atividades violentas das torcidas e coletar provas relacionadas a crimes já praticados. “Por outro lado, foi preventiva, visando à garantia de um ambiente seguro e pacífico para a realização da partida oficial do Campeonato Mineiro, que acontecerá em Montes Claros nesta quarta-feira”, assegurou.

Segurança no jogo do Atlético

O comando da Guarda Municipal de Montes Claros vai atuar de forma preventiva na partida do Atlético contra o North Clube, nesta quarta-feira, às 19h30min, no Estádio Juvêncio Augusto Soares, a Arena Credinor.

O estádio conta câmeras de reconhecimento facial, para reforçar a segurança.

A Guarda Municipal informou que o esquema de segurança será reforçado dentro e fora da arena. “O trabalho estará voltado especialmente para a preservação da ordem pública nos logradouros públicos municipais, como o Parque das Mangueiras, o Cemitério Municipal, entre outros, além do suporte às equipes das outras forças de segurança envolvidas”, informou.

Compartilhe
google-news-logo