Noite de clássico! América e Atlético se enfrentam nesta quarta-feira (21/1), às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. A seguir, o No Ataque traz todos os detalhes do jogo: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações e mais.
De um lado, o América quer manter a invencibilidade no campeonato – são três jogos, duas vitórias e um empate. Do outro, o Atlético ainda busca o primeiro triunfo na competição (empatou os três duelos).
Na rodada anterior, o Coelho empatou por 1 a 1 com o Itabirito no Castor Cifuentes, em Nova Lima, mas segue na liderança do Grupo B, com sete pontos. O Pouso Alegre aparece na cola, com a mesma pontuação, mas saldo de gols inferior.
O Galo ficou no empate com o Tombense, na Arena MRV, e ocupa a terceira posição do Grupo A, com três pontos. O líder é a URT, com cinco, seguido pelo Democrata-GV, com quatro.
Retrospecto
O último confronto entre as equipes no Independência foi em 17 de março de 2024, pela semifinal do Mineiro. Na ocasião, o América venceu por 2 a 1, mas o Atlético se classificou à final.
Depois disso, os times se encontraram outras três vezes – todas pelo Estadual. Foi um empate (1 a 1 pela fase grupos), uma vitória do Galo (4 a 0 em jogo de ida da final) e uma do Coelho (1 a 0 no jogo de volta da final).
América x Atlético: onde assistir
O clássico entre América e Atlético, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e do Premiere (TV fechada).
América x Atlético: escalações
Tanto o América quando o Atlético lidam com três desfalques cada para a partida.
América
O técnico Alberto Valentim não terá três jogadores à disposição. O goleiro Cássio não será opção, assim como o atacante Willian Bigode. O lateral-direito Maguinho também é baixa.
O volante Alê segue em transição física. Ele passou por cirurgia no joelho esquerdo ano passado e segue em tratamento.
A boa notícia é o retorno do atacante Gabriel Barros, ausente do jogo contra o Itabirito para fazer controle de carga.
A dúvida em relação aos dois últimos reforços. Os atacantes Segovinha e Yarlen já foram apresentados e treinam normalmente com o restante do grupo. Contudo, ainda não tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O prazo para a regularização é até às 19h desta terça-feira (20/1).
O time deve sofrer alterações em relação ao empate com o Itabirito. Na rodada anterior, Valentim optou por equipe reserva, a fim de poupar os titulares para o confronto com o Atlético. A tendência é que o comandante retorne com os mesmos 11 que atuaram nas duas primeiras rodadas do Estadual.
- Provável escalação do América: Gustavo; Léo Alaba, Emerson, Ricardo Silva e Artur; Felipe Amaral, Person e Yago Souza; Paulo Victor, Thauan e Gabriel Barros.
- Desfalques do América: Cássio (incômodo no joelho esquerdo), Willian Bigode (lesão na panturrilha direita) e Maguinho (lesão no púbis)
Atlético
O Atlético tem todos os reforços já anunciados registrados no Boletim Informativo Diário (BID). O atacante Mateo Cassierra, que chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira (21/1), ainda não foi oficializado pelo clube.
O alvinegro, contudo, deve ter apenas o lateral-esquerdo Renan Lodi entre os titulares. O jogador sentiu dores durante o jogo passado, mas deve ter condições físicas para iniciar o clássico.
O lateral-direito Angelo Preciado e o meio-campista Victor Hugo provavelmente ficarão na reserva, enquanto o meio-campista Maycon e o atacante Alan Preciado podem aparecer entre os titulares, mas não é a tendência de momento.
Poupados diante do Tombense, o zagueiro Junior Alonso, o volante Alan Franco e o atacante Rony devem retornar. Com isso, é possível que Hulk perca a vaga.
Sampaoli segue com três desfalques, que ainda estão no departamento médico: os zagueiros Lyanco e Ivan Román e o volante Patrick Silva.
- Provável escalação do Atlético: Natanael (Vitor Hugo), Ruan, Junior Alonso e Renan Lodi (Pascini); Alan Franco, Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Cuello ou Alan Minda) e Bernard; Dudu e Rony (Hulk).
- Desfalques do Atlético: Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo), Ivan Román (fratura na mão direita) e Patrick Silva (lesão na coxa direita).
América x Atlético: os personagens
“O jogo é às 21h30, então os jogadores ganham algumas horas. Em relação ao adversário, sabemos que o Atlético é um time forte, que esta se preparando e provavelmente vem com o time principal. É um clássico, importantíssimo para nós. É um objetivo, nos mantermos em primeiro (do grupo)”
Alberto Valentim, técnico do América
“Estamos nos preparando, sabemos muito bem, temo muito claro o que estamos fazendo. Alguns jogadores chegaram em diferentes condições. Acho que o time está trabalhando bastante duro para melhorar”
Sampaoli, técnico do Atlético
América x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
- Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
- VAR: Michel Patrick Costa Guimarães