O principal clássico do futebol de Minas Gerais será disputado neste domingo (25/1). Às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, Atlético e Cruzeiro se enfrentarão pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Veja abaixo onde prováveis escalações e desfalques de Galo e Raposa para o duelo.
Provável escalação do Atlético
Desfalques e dúvida do Galo para o clássico
Anunciado na sexta-feira (23/1), o centroavante Mateo Cassierra ainda não foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) e está fora do jogo. Por outro lado, todos os contratados – Alan Minda, Maycon, Preciado Renan Lodi e Victor Hugo – já podem entrar em campo.
Cassierra se junta aos zagueiros Lyanco e Ivan Román. Eles estão entregues ao departamento médico por uma ruptura do tendão de Aquiles esquerdo e uma fratura na mão direita, respectivamente. Já Vitor Hugo não treinou com os companheiros e ficou restrito a trabalhos internos na Cidade do Galo, em Vespasiano. Com isso, a presença do zagueiro no clássico é incerta.
Possível formação do Atlético
Em contrapartida aos desfalques, o Atlético tem uma novidade: o volante Patrick se recuperou de lesão na coxa direita e pode ser relacionado. Mesmo assim, a escalação de Jorge Sampaoli é uma incógnita, como de costume.
Em relação ao empate por 0 a 0 com o América, a tendência é que o treinador argentino volte com alguns dos principais jogadores, como o lateral-esquerdo Renan Lodi, o meia Bernard e o atacante Dudu. Eles foram poupados no jogo passado, na quarta-feira (21/1).
Titular no último jogo, Vitor Hugo é a grande dúvida. Sem Lyanco e Román e apenas com os jovens Vitão e Samuel à disposição, o treinador deve optar por um lateral – Angelo Preciado ou Natanael – na linha de três defensores, ao lado de Ruan Tressoldi e Junior Alonso.
No meio-campo, Victor Hugo, Maycon e Gustavo Scarpa concorrem por uma vaga. Além deles, os atacantes Cuello e Rony podem ser acionados como ala pela direita, porém o último tem negociação avançadas com o Corinthians e até está confirmado, mas pode ficar fora caso as negociações avancem. No ataque, a tendência é que Hulk siga na equipe.
Desta forma, a provável escalação do Atlético tem Everson; Preciado (Natanael ou Vitor Hugo), Ruan, Junior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Igor Gomes, Bernard e Gustavo Scarpa (Maycon, Victor Hugo, Cuello ou Rony); Dudu e Hulk.
Provável escalação do Cruzeiro
Quinta-feira (22/1), o técnico Tite mandou a campo equipe alternativa diante do Democrata-GV (derrota por 1 a 0) justamente para preservar os titulares para o clássico. A torcida do Cruzeiro, de volta à Arena MRV depois de pouco mais de dois anos, testemunhará, portanto, a equipe principal.
As dúvidas são pontuais. O goleiro Cássio, com dores em dedos da mão esquerda devido a lance na última partida, preocupava. No entanto, neste sábado (24/1), o atleta treinou normalmente e está apto a atuar. Otávio, de 20 anos, fica como segunda opção na meta. Na zaga, Jonathan Jesus e João Marcelo brigam por espaço – a tendência é que o primeiro o conquiste.
Outras interrogações estão a partir do meio-campo. Gerson, principal reforço da equipe, jogará com titular? O atleta pode atuar como segundo volante (no espaço de Lucas Silva), meia de criação (ao lado de Matheus Pereira, caso Tite abra mão de um extremo) e ponta (nas vagas de Wanderson ou Christian). Outro que surge como opção pela direita é o atacante Keny Arroyo.
Não são opções para o comandante os atletas que seguem no departamento médico: o goleiro Matheus Cunha, o volante Matheus Henrique e o atacante Marquinhos. O primeiro se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. O segundo lida com uma contratura muscular na panturrilha esquerda. Já o terceiro foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Luis Sinisterra cumprem trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada. A intenção é que ambos aprimorem o físico. Ainda sem condições de atuar, não devem ser relacionados.
Nesse cenário, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio (Otávio); William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Gerson) e Matheus Pereira; Christian (Gerson), Wanderson (Gerson) e Kaio Jorge.