O América se reapresentou, nesta segunda-feira (8/1), com menor quantidade de jogadores no elenco em relação à temporada passada. Até o momento, 13 atletas que encerram o último ano no clube já se despediram de Belo Horizonte.
Entre as saídas confirmadas estão os goleiros Aguerre e Matheus Cavichioli; os zagueiros Burgos e Wanderson; o lateral Marcinho, o meia Cazares e os atacantes Aloísio, Pedrinho, Paulinho Boia, Renato Kayzer, Mikael, Wellington Paulista e Everaldo.
Além deles, o goleiro Pasinato está perto do Cuiabá e não se reapresentou no CT nesta segunda, assim como os zagueiros Iago Maidana e Danilo Avelar, que não tiveram os contratos renovados.
Maidana não deve permanecer, enquanto a situação de Avelar ainda passa por avaliação.
Para onde foram os jogadores que saíram?
Dos 13 atletas que deixaram o Coelho, sete já fecharam com novas equipes ou retornaram ao clube de origem, enquanto quase todo o restante ainda aguarda os próximos passos de suas carreiras.
O único caso específico é o de Wellington Paulista, que anunciou a aposentadoria do futebol no início de dezembro do ano passado.
Destino dos jogadores
- Washington Aguerre – sem clube
- Matheus Cavichioli – sem clube
- Esteban Burgos – sem clube
- Wanderson – Mirassol
- Marcinho – Pafos FC*
- Cazares – Santos
- Aloísio – sem clube
- Pedrinho – Santos
- Paulinho Bóia – Mirassol
- Renato Kayzer – Criciúma
- Mikael – Salernitana*
- Wellington Paulista – aposentado
* retorno de empréstimo
Saídas de um lado, chegadas de outro
Não são só saídas que ocorrem neste inicio de ano americano. Até o momento, o Coelho já anunciou três contratações, incluindo a do novo comandante.
Cauan de Almeida chega para ocupar o cargo que está vago desde a demissão de Fabián Bustos, em novembro de 2023. Essa será a primeira experiência do ex-auxiliar como treinador efetivo.
Para as quatro linhas, o América já confirmou as chegadas do meio-campista Moisés e do goleiro Dalberson. Além deles, o atacante Vitor Jacaré deve ser anunciado em breve. O Coelho também conversa com o zagueiro Luan Patrick, que pode retornar ao clube.
Manutenção dos destaques
Na última temporada, o América foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro – o que, naturalmente, causa diminuição de receita para o clube. Apesar da menor capacidade de arrecadação, o Coelho ainda busca manter um elenco competitivo.
Para isso, tenta segurar os dois principais destaques do time: o meio-campista Martínez e o centroavante Mastriani. Ambos têm sido bastante assediados pelo mercado, que, até o momento, esbarrou no jogo duro da diretoria alviverde.
O principal interessado em Mastriani é o Athletico-PR, que tem negociações avançadas com o staff do jogador, mas ainda busca um acordo com o América, que não aceita vendê-lo por valores baixos.
Essa precificação, inclusive, teria sido o motivo que travou as conversas de São Paulo e Cruzeiro por Martínez. Segundo o dirigente Marcus Salum, os dois clubes fizeram “propostas pífias” pelo jogador.
América no Campeonato Mineiro
O primeiro compromisso do América em 2024 é o Campeonato Mineiro. O alviverdade está no Grupo C, junto comAthletic, Democrata-GV e Patrocinense.
Na primeira fase, as equipes enfrentam somente os adversários de outras chaves. Serão oito partidas para cada participante.
A estreia americana é no dia 25 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Independência, a partir das 20h.