Com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro decretada em 2023, o América já reformulou o elenco e planejou a temporada 2024 para retornar à elite. Para isso, quer começar o ano com o título do Campeonato Mineiro e encerrar o jejum de oito anos.
Com ano desafiador pela frente e receita reduzida, o time quer retomar o bom desempenho e precisou passar por reformulação. Ao todo, 16 jogadores já deixaram o CT Lanna Drummond. Até o momento, o Coelho acertou a vinda de quatro reforços – o goleiro Dalberson, o meia Moisés, e os atacantes Jacaré e Fabinho.
O alviverde foi campeão do Mineiro pela última vez em 2016. Na ocasião, derrotou o Atlético na grande final. No jogo de ida, o América venceu por 2 a 1, enquanto a volta ficou empatada por 1 a 1. Ao todo, o Coelho é o terceiro maior vitorioso do estado, com 16 troféus.
Depois de se sagrar campeão, o América esteve na final outras duas vezes. Em 2021 e 2023, foi à decisão, mas acabou derrotado pelo Galo em ambas.
América no Mineiro
O principal foco do América para 2024 é retornar à Série A. Contudo, o clube vê a chance de se reerguer no Mineiro como ponto de partida para começar a temporada em alta. O técnico Cauan de Almeida reforçou que o Coelho é um time para estar entre os 20 da elite nacional e que a equipe tem elenco para brigar pelo título mineiro.
“O cenário deste ano não é o que a gente deseja, mas é o que estamos vivendo. Vamos ter um comprometimento muito grande para colocar o América novamente na Série A. E também fazer um grande ano nas outras competições. América tem tradição e disputa o título do Campeonato Mineiro”
Cauan de Almeida, técnico do América
O presidente da SAF, Marcus Salum, também reforçou que o América irá em busca do título, assim como tem feito nos últimos. A meta é repetir o desempenho de 2023, em que chegou na final e fez bons jogos, apesar de ter ficado com o vice.
O primeiro compromisso do Coelho no Mineiro será diante do Pouso Alegre. As equipes se enfrentam na quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 19h, no Independência.
Reformulação e indefinições
Por ter passado por reformulação, o América ainda não está com o elenco fechado para a disputa das competições. Com a chegada do técnico Cauan de Almeida, a equipe teve alguns dias de preparação e disputou jogo-treino. O comandante disse que ainda não definiu um time titular e que usará o campeonato como termômetro para escolher as melhores peças.
Além disso, o time ainda sofre com baixas em algumas posições. Com apenas três laterais à disposição, pode ser que seja necessário improvisar um jogador pelo lado direito. Apenas Daniel Borges é o atleta de ofício da posição.
Já no gol, o América deixou claro que ainda está no mercado em busca de um goleiro titular. Com Jori e Dalberson à disposição, os dois devem ser testados no Estadual. No entanto, ambos foram elogiados nos treinamentos e devem ser bem utilizado neste início de temporada.
Por fim, a equipe pode ter alguns desfalques para a estreia. Na última atividade treino, o lateral-esquerdo Nicolas foi preservado. Já o meia Benitez está em fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha. O volante Flávio, por sua vez, com lesão muscular na coxa, realiza tratamento na fisioterapia.
Ficha do América
- Data de fundação: 30 de abril de 1912
- Meta no campeonato: Ser campeão
- Técnico: Cauan de Almeida
- Estádio onde mandará os jogos: Independência
- Posição no último Estadual: vice-campeão
- Time titular (provável): Dalberson, Daniel Borges, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Martinez, Alê e Moisés; Jacaré e Mastriani.
Reforços
- Dalberson (goleiro)
- Moisés (meio-campista)
- Vitor Jacaré (atacante)
- Fabinho (atacante)
Saídas
- Aguerre (goleiro)
- Matheus Cavichioli (goleiro)
- Pasinato (goleiro)
- Burgos (zagueiro)
- Wanderson (zagueiro)
- Marcinho (lateral-direito)
- Cazares (meio-campista)
- Javier Méndez (volante)
- Breno (volante)
- Aloísio (atacante)
- Pedrinho (atacante)
- Paulinho Boia (atacante)
- Renato Kayzer (atacante)
- Mikael (atacante)
- Wellington Paulista (atacante)
- Everaldo (atacante)
Elenco para 2024
- Goleiros: Dalberson e Jori
- Zagueiros: Éder, Ricardo Silva, Julio Cesar
- Laterais: Daniel Borges, Nicolas e Marlon
- Volantes: Lucas Kal, Juninho, Alê e Martínez
- Meias: Moisés, Matheus Henrique, Rodriguinho, Benítez, Flávio, Matheusinho e Gustavinho
- Atacantes: Mastriani, Felipe Azevedo, Adyson, Renato Marques, Vitor Jacaré e Fabinho