Cruzeiro e América se enfrentam nesta quinta-feira (15/2), a partir das 20h, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Esse será o segundo duelo do técnico Cauan de Almeida contra o rival celeste – e o retrospecto é positivo.
É fato que o trabalho inciado em janeiro é o primeiro de Cauan como treinador de um clube. Entretanto, ele já havia sido auxiliar do América de 2019 a 2021. Nesse período, era ele quem substituía os técnicos em caso de suspensão e assumia o cargo interinamente diante de eventuais saídas.
Uma das oportunidades obtidas por Cauan foi justamente contra o Cruzeiro, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro de 2021. Na ocasião, o então treinador do América, Lisca, havia sido suspenso após receber o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo, que terminou com vitória alviverde por 2 a 1.
Coube então a Cauan o dever de comandar o time no confronto seguinte. O Coelho bateu a Raposa por 3 a 1 e avançou à decisão do Estadual – que foi vencido pelo Atlético.
Ainda em 2021, o treinador esteve à frente do América em mais duas oportunidades, ambas pelo Campeonato Brasileiro: empate por 0 a 0 com o Cuiabá e derrota por 2 a 1 contra o Palmeiras.
Começo animador em 2024
Em ano de reconstrução após o rebaixamento à Série B, o América fez algumas ‘apostas’ nesta temporada. Uma delas foi em Cauan de Almeida, que não havia tido experiência como treinador principal de uma equipe. Até o momento, o ‘tiro’ tem se mostrado certeiro.
São quatro jogos, três vitórias e um empate para o Coelho no Campeonato Mineiro. O alviverde é líder do Grupo C, com 10 pontos, 14 gols marcados e apenas um sofrido.
O duelo contra o Cruzeiro será o primeiro ‘teste de fogo’ do time no ano. Além do jogo contra a Raposa, o time terá, na sétima rodada, outro clássico, diante do Atlético, em 24 de fevereiro.