O Campeonato Mineiro já tem dois clubes classificados às semifinais. Os resultados deste sábado (24/2) pela sétima rodada conferiram vagas no mata-mata para Tombense e América.
O Tombense goleou o Villa Nova por 3 a 0, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Rafinha, Zé Vitor e Jefferson Renan marcaram os gols do Gavião-Carcará na Grande BH.
O placar diante do Leão do Bonfim fez o Tombense alcançar a liderança provisória do Grupo A, com 15 pontos. O Cruzeiro, agora em segundo, com 13, enfrenta o Pouso Alegre neste domingo (25/2), às 11h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Mesmo se o Cruzeiro recuperar a primeira posição, o Tombense se garante no mínimo como segundo melhor colocado geral. Isso porque o Athletic, vice-líder do Grupo C, estacionou nos 10 pontos ao perder de virada para o Uberlândia, fora de casa (2 a 1).
O revés do Athletic também foi favorável ao América, líder da chave C. Apesar do sabor amargo do empate por 1 a 1 com o Atlético, no Independência, o Coelho assegurou o primeiro lugar, com 15 pontos.
A frustração americana se deve às circunstâncias do clássico. O time começou ganhando, com gol de Matheusinho, aos 44 minutos do primeiro tempo. O Galo buscou a igualdade aos 50 minutos da etapa complementar, em finalização de Rubens.
Coincidentemente, Tombense e América medem forças na última rodada da primeira fase do Mineiro. A partida será no sábado, 2 de março, às 16h30, no estádio Almeidão, em Tombos. Trata-se de briga direta por melhor desempenho na classificação geral.
E as duas vagas restantes?
No momento, Cruzeiro e Atlético são os favoritos às duas vagas restantes na semifinal do Mineiro. Caso a Raposa vença o Pouso Alegre, recuperará a ponta de seu grupo e, indiretamente, ajudará o maior rival, que seguirá em primeiro da chave B tendo grande vantagem sobre os concorrentes nos critérios de desempate.
O empate também confirma o Cruzeiro às semifinais, ainda que o Tombense permaneça em primeiro. Já a derrota acirraria a disputa no grupo do Atlético, pois o Pouso Alegre iria a nove pontos, dois a menos que o time treinado por Luiz Felipe Scolari.
Classificação do Campeonato Mineiro
Grupo A
- Tombense – 15 pontos (4 vitórias, 3 empates, 0 derrota)
- Cruzeiro – 13 pontos (4 vitórias, 1 empate, 1 derrota)
- Itabirito – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
- Ipatinga – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 4 derrotas)
Grupo B
- Atlético – 11 pontos (3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas)
- Uberlândia – 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas)
- Villa Nova – 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas)
- Pouso Alegre – 6 pontos (2 vitórias, 0 empate, 4 derrotas)
Grupo C
- América – 15 pontos (4 vitórias, 3 empates, 0 derrota)
- Athletic – 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
- Patrocinense – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
- Democrata-GV – 4 pontos (1 vitória, 1 empate, 5 derrotas)
Resultados da 7ª rodada
Sábado (24/2)
- Ipatinga 2×0 Democrata-GV
- Villa Nova 0x3 Tombense
- América 1×1 Atlético
- Uberlândia 2×1 Athletic
Domingo (25/2)
- Pouso Alegre x Cruzeiro – 11h
- Itabirito x Patrocinense – 16h
Formato do Mineiro 2024
O Campeonato Mineiro 2024 conta com 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.
Os líderes dos grupos A, B e C e o melhor entre os segundos colocados avançam às semifinais, que serão disputadas em ida e volta. O mesmo ocorrerá na decisão.
Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio definirá os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.
Com relação ao rebaixamento, a Federação Mineira de Futebol considerará as três piores campanhas gerais, independentemente da posição na chave. Esses times farão um triangular de quatro rodadas, do qual apenas o ganhador permanecerá na elite.