Tombense e América entraram em campo na tarde deste sábado (2/3) já garantidos nas semifinais do Campeonato Mineiro. Apesar disso, como a classificação final e os próximos adversários ainda estavam indefinidos, Carcará e Coelho fizeram um jogo acirrado no Almeidão, em Tombos, pela oitava rodada do Estadual. O América, no entanto, mostou maior ímpeto ofensivo do começo ao fim, e foi premiado com um golaço do argentino Martín Benítez, nos últimos minutos do segundo tempo. Vitória alviverde por 1 a 0.
Jogos das semifinais
Com a vitória em Tombos, o América terminou a fase como primeiro colocado do Grupo C, com 18 pontos, e único time invicto no Campeonato Mineiro, com cinco vitórias e três empates, em oito jogos. Dessa forma, o Coelho é o segundo melhor primeiro colocado geral, atrás apenas do Cruzeiro, que venceu o Uberlândia garantindo a liderança do Grupo A, com 19 pontos.
O Coelho agora vai encarar o Atlético nas semifinais. O Galo foi o terceiro melhor primeiro colocado geral – líder do Grupo B, com 14 pontos.
O Tombense, por sua vez, se classificou como o melhor segundo colocado geral. O time de Tombos encerrou a primeira fase na segunda posição do Grupo A, com 16 pontos. Curiosamente, o Gavião Carcará enfrentará na semifinal a equipe que terminou em primeiro lugar em seu grupo, o Cruzeiro.
América aperta, mas não faz
Mesmo fora de casa, o América foi o protagonista da partida desde os primeiros minutos. O Coelho dominou as ações no primeiro tempo com maior posse de bola – 59% contra 41% do Tombense -, o que resultou em um número superior de finalizações, especialmente com Renato Marques e Rodrigo Varanda.
Ao todo, o time comandado por Caun de Almeida finalizou seis vezes, enquanto o Tombense criou apenas uma oportunidade.
Entretanto, o América não conseguiu traduzir as finalizações em gols, mesmo chegando com perigo em alguns momentos. Aos 17′ minutos, por exemplo, Renato Marques tocou para Rodrigo Varanda, que recebeu a bola livre na grande área, perto da marca do pênalti, mas desperdiçou ao bater colocado para fora.
Golaço de Benítez
O ritmo da partida não caiu na etapa final, contudo, o Tombense mostrou mais ímpeto nos primeiros minutos. Mas o América teve novamente as melhores chances de abrir o marcador. Aos 35′, por exemplo, o Coelho quase fez um golaço em uma batida de fora da área de Adyson.
De tanto insistir, a equipe de Caun de Almeida foi premiada com um golaço do meia argentino Martín Benítez, que saiu do banco de reservas e entrou em campo ainda no início do segundo tempo.
Nos últimos minutos da partida, mais precisamente aos 44′ da etapa final, Adyson cruzou rasteiro para Alê na grande área, que chutou em cima da zaga do Tombense. No rebote, Benítez, de fora da área, acertou o ângulo direito do goleiro Felipe Garcia. Um golaço que garantiu a vitória alviverde por 1 a 0.
Tombense x América
Tombense: Felipe Garcia; Iury, Zé Vitor, Wesley e Manoel; Rickson, Silas (Vitinho aos 19′ do 2º tempo), Denner (Djalma aos 48′ do 2ª tempo) e Felipinho (Jefferson Renan aos 19′ do 2º tempo); Igor Bahia e Rafinha. Técnico: Raul Cabral
América: Dalberson; Daniel Borges, Éder, Pedro Barcelos e Marlon; Alê, Rodriguinho, Moisés (Benítez aos 11′ do 2º tempo) e Matheusinho (Gustavinho aos 22′ do 2ª tempo); Rodrigo Varanda e Renato Marques (Adyson aos 11′ do 2º tempo). Técnico: Cauan de Almeida
Gols: Martin Benítez aos 44′ do segundo tempo (América)
Cartões amarelos: Pedro Barcelos, Éder (América); Djalma (Tombense)
Motivo: Oitava rodada do Campeonato Mineiro
Data: 2 de fevereiro de 2024
Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão), em Tombos
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas