O América está invicto no Campeonato Mineiro. Entre os outros três times da semifinal – Atlético, Cruzeiro e Tombense -, o Coelho ostenta, além da invencibilidade, o melhor ataque e a melhor defesa. A equipe tem como objetivo levantar e troféu e, caso isso se concretize, pode repetir feito de 53 anos atrás, quando se sagrou campeão sem derrotas.
O alviverde tem pela frente o Atlético. As equipes se enfrentam neste sábado (9/3), às 16h30, na Arena MRV, em jogo de ida pela semifinal do Mineiro. O Coelho tem vantagem na decisão por ter a melhor campanha em comparação com o alvinegro e por isso joga por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
A última vez que o América foi campeão de forma invicta foi em 1971, quando conquistou o 13° título estadual. Na ocasião, o Coelho venceu o Uberlândia por 3 a 2 – com direito a gol de bicicleta de Jair Bala, artilheiro da competição.
A campanha de 71
Naquela época, o time do América era formado por grandes nomes do futebol mineiro, que marcaram a história do alviverde, como Jair Bala, Pedro Omar, Amaury Horta, Dario Alegria e Dirceu Alves.
O time da época foi, inclusive, apelidado de “Abacate-Atômico” por causa do modelo de uniforme verde-negro. O elenco de 71 marcou a história ao ter o melhor desempenho da história do clube nas rodadas iniciais do Campeonato Mineiro desde o deca-campeonato.
Na primeira fase, o América conseguiu resultados históricos. A equipe derrotou o Atlético Mineiro de Telê Santana, futuro campeão brasileiro do mesmo ano. Foram 10 vitórias nos 11 jogos disputados (empatou apenas com o Cruzeiro).
No segundo turno, o Coelho precisou superar ‘duro golpe’. A equipe liderava a competição com quatro pontos de vantagem, quando o técnico Biju foi obrigado a deixar o cargo por questões de saúde. A ‘perda’ foi sentida tanto por jogadores quanto por torcedores. O time teve uma sequência de empates depois, mas retomou a boa fase.
A final, disputada no Mineirão, foi emocionante. A essa altura do campeonato, América e Cruzeiro estavam próximos no número de pontos. O alviverde dependia da vitória ou empate do Atlético sobre o Cruzeiro, na última rodada, para ser o campeão. Caso a Raposa ganhasse, o clube celeste empataria em pontos com o Coelho, e seria campeão pelo saldo de gols. Contudo, o Galo levou a melhor. E o América levantou a taça depois de vencer o Uberlândia por 3 a 2.
Outros campeonatos invictos
Depois de 1971, o América foi campeão outras três vezes (1993, 2001 e 2016), mas nenhuma delas de forma invicta. O feito americano, contudo, se repetiu muitas vezes quando o clube foi decacampeão (1916-1925). Sete dos 10 títulos da série foram conquistados de forma invicta.
Jogos de 1971
Primeiro turno:
- Tupi 0×1 América
- América 2×1 Uberaba
- América 3×0 Casemiro de Abreu
- Valeriodoce 0×1 América
- América 2×1 Atlético
- América 3×0 Flamengo de Varginha
- América 2×1 Atlético de Três Corações
- América 1×1 Cruzeiro
- América 1×0 Villa Nova
- América 3×1 Fluminense de Araguari
- América 2×0 Uberlândia
Segundo Turno:
- América 2×2 Tupi
- Uberaba 2×2 América
- Casemiro de Abreu 2×2 América
- América 1×0 Valério
- América 1×0 Atlético
- América 1×0 Flamengo de Varginha
- América 1×0 Atlético de Três Corações
- América 1×1 Cruzeiro
- América 2×0 Villa Nova
- América 1×1 Fluminense de Araguari
- América 3×2 Uberlândia