Apesar de ter se classificado à semifinal do Campeonato Mineiro, o América teve o pior desempenho desde que o formato atual do Estadual foi implantado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Líder do Grupo C, o Coelho passou sufoco para conseguir avançar na competição.
O América não dependia apenas de si para classificar ao mata-mata do Mineiro. Com o empate por 0 a 0 diante do Aymorés, a equipe contou com a sorte. O Athletic, adversário do Grupo B, perdeu para o Betim por 3 a 1 e caiu para a segunda colocação da chave, com 12 pontos. O Coelho foi a 13 e assumiu a liderança.
Mesmo com a vaga à semi em mãos, o alviverde terminou a primeira fase com a pior campanha desde que o formato atual entrou em vigor. Em 2023, a FMF definiu que os 12 times participantes do campeonato seriam divididos em três grupos por sorteio. O primeiro de cada chave avança à semi, além do melhor segundo colocado geral.
Neste ano, em oito jogos, o América acumulou três vitórias, quatro empates e uma derrota – para o Tombense, por 1 a 0, pela sétima rodada do Mineiro.
Outros desempenhos do América
Nos dois anos anteriores, em 2023 e 2024, o América também se classificou como líder dos grupo, mas com uma diferença: em ambas temporadas terminou a primeira fase de forma invicta. Inclusive, nesses dois anos, a campanha foi a mesma em números.
Contudo, em 2023, a equipe venceu o Cruzeiro na semifinal e disputou a final contra o Atlético. Na ocasião, perdeu os dois jogos e acabou com o vice-campeonato. Já em 2024, o Coelho perdeu para o Galo na semifinal e ficou fora da grande decisão.
Desempenho do América na primeira fase do Mineiro
- 2025 – Líder do Grupo B com 13 pontos (três vitórias, quatro empates e uma derrota)
- 2024 – Líder do Grupo C com 18 pontos (cinco vitórias, três empates)
- 2023 – Líder do Grupo B com 18 pontos (cinco vitórias e três empates)