AMÉRICA

Curso da CBF e planos pós-carreira: Mariano deixa futuro no América em aberto

Mariano disse que se vê como treinador no futuro, mas brincou sobre permanecer no América quando se aposentar

Aos 38 anos, o lateral-direito Mariano descartou aposentadoria no fim do ano passado, quando deixou o Atlético. Apesar de ter se dedicado a curso da CBF e admitir que já pensa nos planos pós-carreira, ele firmou compromisso com o América e deixou claro que ainda tem objetivos coletivos e pessoais para alcançar como atleta.

O contrato de Mariano com o Coelho vai até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Visando os planos para quando decidir pendurar as chuteiras, ele já tem considerado algumas opções. Para se preparar, o jogador fez curso na CBF durante as férias de final de ano.

“Eu gosto muito do futebol, a questão do curso foi uma opção. Uma parte do curso é online, tem um período presencial. Então, com auxílio da minha esposa também, que ficou pegando no pé. Falam que tenho um estilo de treinador também, porque às vezes eu fico no banco, ajudando meus companheiros. Eu tento fazer a minha parte ali de fora, motivando aqueles que estão jogando”

O atleta comentou sobre a dificuldade de estar à beira de campo, mas contou que enxerga isso como uma possibilidade. Os cursos da CBF contemplam aqueles interessados nas capacitações para trabalhar com futebol, como as licenças A e B, para aqueles que pretendem atuar como treinador no futuro, seja no profissional ou nas categorias de base. 

“Hoje, com 38 anos, já consegui entender e pensar também como os treinadores. Não é fácil você trabalhar com 30 jogadores, com a imprensa, torcedores, diretores. Isso é algo que você tem que gostar mesmo, tem que ser algo do coração. Esse processo, o curso me ajudou bastante, foi muito bom, ajudou em muita coisa na minha vida, na minha carreira também”, comentou Mariano.

Pós-carreira no América?

Recentemente, o América tem se destacado como um clube que aposta em treinadores jovens. Na temporada passada, o Coelho contou com Cauan de Almeida, que assumiu o primeiro trabalho profissional no alviverde – hoje ele está na Portuguesa.

Já em 2025, William Batista foi quem ganhou a chance. Com 31 anos, o comandante tem experiência nas categorias de base e uma curta passagem no Vasco como bagagem.

Em coletiva nesta terça-feira (18/2), Mariano fez mistério quanto ao futuro no América, mas brincou sobre permanecer no clube quando se aposentar. Ele ressaltou, no entanto, que o compromisso desta temporada será como jogador.

“O Fred está aí, futuramente, quem sabe a gente possa conversar (risos), mas no momento, eu, como atleta, venho para ajudar o clube, como jogador de futebol para que a gente possa conquistar nossos objetivos. O futuro pertence a Deus, eu já estou pensando, mas não é algo concreto, mas penso assim”, disse.

Sonhos e objetivos para alcançar

Por fim, Mariano destacou os sonhos e objetivos que ainda pretende alcançar como atleta. O experiente jogador já acumula títulos de passagens vitoriosas por outros clubes, mas garantiu que tem ‘sede’ por conquistar troféus com a camisa do América.

“Sei das minhas características, da minha importância dentro e fora de campo. Mas pé no chão, meus companheiros vão me ajudar muito mais, o clube. Isso é algo importante dentro do futebol. A gente vai tentar melhorar o máximo possível e conquistar. Mineiro eu nunca conquistei com o América, título é sempre bem-vindo. E nunca ganhei uma Série B. Por que não aqui?”, finalizou.

Compartilhe