
O presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, citou o título mineiro de 2016 como inspiração para o América buscar o troféu em 2025. Extasiado com a classificação em cima do Cruzeiro – vitória nos pênaltis por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal -, o dirigente cravou que o time alviverde será campeão estadual nesta temporada.
“Revendo o que vimos em 2016. Que venha o Atlético, com muita tranquilidade. Vamos fazer o que fizemos em 2016. Seremos campeões mineiros de novo!”.
Alencar da Silveira Júnior
Alencar também deu a entender que o América contará com o goleiro Matheus Mendes na decisão contra o Atlético. O arqueiro de 25 anos está emprestado ao Coelho pelo Galo até dezembro.
Para poder escalar Matheus Mendes, o Coelho precisa arcar com uma multa de R$ 750 mil. Ou seja, considerando os jogos de ida e volta da final, seriam R$ 1,5 milhão.
“Vamos fazer de tudo. Só estamos esperando o Atlético na outra semifinal”, resumiu o presidente americano, ao ser perguntado sobre a situação do goleiro. O Galo confirmou a vaga ao bater o Tombense com duas vitórias por 2 a 0.
Matheus Mendes foi fundamental para a classificação do Coelho. Ele fez boas defesas nos dois clássicos da semifinal e pegou a cobrança do lateral-direito William na disputa por pênaltis.
A campanha de 2016
O título mais recente do América no Campeonato Mineiro foi conquistado em 2016. Na fase classificatória, a equipe alviverde avançou na quarta posição, com 18 pontos (cinco vitórias, três empates e três derrotas). Na semifinal, eliminou o Cruzeiro com vitória por 2 a 0, no Independência, e empate por 0 a 0, no Mineirão.
Na finalíssima, o Coelho encarou o Atlético também em duelos de ida e volta. O lateral-esquerdo Danilo Barcelos protagonizou a decisão ao fazer todos os gols do time: vitória por 2 a 1, no Independência, e empate por 1 a 1, no Mineirão.
O sucesso no Mineiro de 2016 não refletiu no Campeonato Brasileiro. Promovido da Série B do ano anterior, o América acabou rebaixado após terminar a elite nacional na última posição, com apenas 28 pontos (sete vitórias, sete empates e 24 derrotas).