A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, nesta quarta-feira (5/11), o formato do Campeonato Mineiro 2026. A principal mudança é a final em jogo único, no Mineirão.
Para Paulo Assis, diretor de futebol do América, a decisão foi ‘racional’ e deixou o clube satisfeito. Por ainda estar focado na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coelho ainda não tem o planejamento do Estadual completamente traçado.
O Conselho Técnico do Mineiro reuniu os dirigentes dos 12 clubes participantes da próxima edição do Estadual, que começará em 10 de janeiro. O formato deste ano foi mantido: as equipes foram divididas em três grupos. Os líderes de cada e o segundo melhor geral avançam ao mata-mata.
“O tema mais relevante foi uma possível mudança no formato do campeonato, devido ao novo calendário do futebol brasileiro, a necessidade de redução de uma data. Eu acho que tomou-se a decisão mais racional, que foi a manutenção da formato, mas com a mudança da final, ao invés de duas datas, a gente tem uma final única. O América está satisfeito com o desfecho. Acho que os grupos foram equilibrados”, opinou Paulo Assis ao No Ataque.
Ainda focado na Série B, o América está na 14ª posição, com 42 pontos, a três rodadas do fim da competição. Distante do sonho principal, que era conquistar o acesso, o Coelho foca em outro objetivo.
“Agora é focar nessa reta final de Série B egarantir a permanência. Já pensar na sequência da organização para essa transição de temporada, fazer uma temporada bastante forte, que começa em 2026, já com essa competição tão difícil e importante para a gente que é o Campeonato Mineiro”, falou o dirigente.
Mineiro 2026
O Coelho está no grupo B, ao lado de Tombense, Betim e Pouso Alegre. Na primeira fase do Estadual, os times enfrentam somente clubes das outras chaves.
A final única no Mineirão receberá o duelo pelo título com direito à torcida dividida.