Em ritmo lento, o América criou pouco, mas reagiu no fim e empatou com o Itabirito por 1 a 1, neste domingo (18/1), no Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O jogo foi morno, sem grandes chances para os dois lados. O Gato do Mato conseguiu arrancada na reta final e marcou com Givigi. Pressionado, o Coelho aproveitou a melhor oportunidade e igualou com Nathan.
Com o resultado, o América segue na liderança do Grupo B, com sete pontos. O Pouso Alegre é o segundo, com os mesmos sete pontos, mas pior saldo de gols. O Itabirito, por sua vez, tem um ponto, na vice-lanterna da chave C. O Cruzeiro está na liderança, com seis.
No primeiro tempo, o Itabirito esteve mais perto de abrir o marcador, já que empilhou mais finalizações. O América não conseguiu ultrapassar as linhas do meio de campo e pouco criou. O Gato do Mato, contudo, não acertou os chutes e o placar permaneceu zerado.
O segundo tempo também não contou com momentos emocionantes. Em ritmo lento, nenhuma das equipes concluiu bem as jogadas, com dificuldade na criação. O cenário mudou já na reta final, quando o Itabirito descolou boa chance e foi certeiro na finalização, o que motivou o América a buscar o empate.
Próximos jogos
O América volta a campo na quarta-feira (21/1), às 21h30, para enfrentar o Atlético, no Independência pela quarta rodada do Mineiro.
Já o Itabirito encara o Uberlândia, também na quarta, às 20h, no Parque do Sabiá.
O jogo
O primeiro tempo contou com maior destaque do Itabirito, mas sem grandes emoções. Apesar de ter começado melhor, o América não criou boas oportunidades, e viu o adversário crescer. Faltou, contudo, precisão nas conclusões do Gato do Mato.
A posse de bola pendeu para o lado alviverde no começo. O América pressionou nos primeiros 20 minutos da partida, e teve chance com Fernando Elizari, que chutou e viu a bola passar perto da trave. Depois, Yago Santos tentou, mas chutou de novo para fora.
A partir dos 25 minutos, foi o Itabirito que cresceu na partida e tomou as ações do jogo. Mesmo com menos posse, a equipe finalizou mais e esteve mais perto de abrir o placar. Ruan deu chutaço e obrigou Gustavo a trabalhar. Na sequência, o time empilhou novas oportunidades com Bryan, de cabeça, e Serginho, de fora da área, mas pecou na mira dos chutes.
O Coelho, por sua vez, enfrentou dificuldade na criação, ficou preso na marcação e agilidade do Itabirito e não voltou a ameaçar. Tudo igual no marcador.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o mesmo desenho da primeira etapa. Sem grandes emoções, os dois times arriscaram, mas sem sucesso. O América chegou perto com Yago Santos, que obrigou Vinicius Dias a se esticar para defender. O Itabirito tentou com Ruan, mas a bola foi para fora.
O técnico Alberto Valentim fez mudanças para renovar os ares e dar mais velocidade ao time – Elizari e Val Soares deram lugar a Person e Thauan, respectivamente.
As trocas, contudo, não surtiram efeito. Ainda em ritmo lento, o América não construiu boas jogadas. Do outro lado, o Itabirito também diminuiu a velocidade. O time arriscou apenas de fora da área, mas Gustavo defendeu com certa tranquilidade.
Em jogada pelo lado direito, Matheus Galdino carregou e avançou em vantagem. Ele enxergou Givigi bem posicionado e tocou. O camisa 10 bateu no contrapé do goleiro Gustavo e abriu o placar: 1 a 0.
Depois de ficar atrás no placar, o América acordou e reagiu na partida. O Coelho aproveitou que o Itabirito se concentrou em segurar o marcador e teve chance de ouro. Após cruzamento da esquerda, o zagueiro Nathan subiu alto nas costas de Bryan e mandou para o fundo do gol para deixar tudo igual: 1 a 1.
ITABIRITO 1 X 1 AMÉRICA
Itabirito
Vinicius Dias; Gleisinho (Carlos Gabriel aos 32 do 2T), Walace, Felipe Camargo e Bryan; Serginho (Luis Campero aos 9 do 2T), Ferreira e Pedro Rodrigues; Romário (Guilherme Givigi aos 19 do 2T), Ruan (Denzel Washington aos 32 do 2T) e Luis Araujo (Matheus Galdino aos 19 do 2T). Técnico: Marcelo Caranhato
América
Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral aos 32 do 2T), Val Soares (Thauan aos 12 do 2T) e Yago Santos; Fer Elizari (Person aos 12 do 2T), Everton Brito (Kauan Cristtyan aos 32 do 2T) e Jhonatan (Paulo Victor aos 21 do 2T). Técnico: Alberto Valentim
- Gols: Guilherme Givigi aos 37 do 2T (Itabirito) e Nathan aos 46 do 2T (América)
- Motivo: terceira rodada do Campeonato Mineiro
- Data: 18/01/2025
- Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima
- Horário: 11h
- Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
- Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Weyder Marques Borges
- VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira