O América terá ausência importante no setor defensivo para a partida contra a URT pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Emerson Santos foi expulso no empate com o Uberlândia por 1 a 1 e não estará á disposição do treinador do Coelho para a partida de sábado (31/1).
O zagueiro recebeu o segundo amarelo aos 37 minutos do segundo tempo após falta no meio-campo para impedir o ataque da equipe adversária.
Para completar a zaga, o técnico Alberto Valentim tem duas alternativas. A opção imediata é Rafa Barcelos, que já formou a dupla de defesa titular ao lado de Ricardo Silva na vitória sobre o Democrata-GV por 1 a 0 pela segunda rodada do Mineiro.
Já o zagueiro Nathan, ausente da lista de relacionados da última partida por conta de uma gastroenterite, pode ser mais uma opção para a escalação do Coelho caso tenha se recuperado.
Em contrapartida, Arthur, lateral-esquerdo, volta de suspensão após o terceiro cartão amarelo e estará disponível para ser escalado por Alberto Valentim.
No departamento médico seguem William Bigode, com lesão na panturrilha direita; Alê, em transição após lesão no joelho esquerdo; Maguinho, se recuperando de cirurgia no púbis; e Jonathan, com dores musculares na coxa.
Qual a situação dos times no campeonato?
O América vem de empate com o Uberlândia fora de casa, por 1 a 1, e é o primeiro colocado do Grupo B, com 9 pontos (duas vitórias e três empates). Na fase de grupos, o Coelho ainda enfrenta o Cruzeiro e o North, de Montes Claros.
A URT também é a líder do seu grupo, com 11 pontos, seguida por Democrata-GV e Atlético, com 7. A equipe de Patos de Minas tem três vitórias e dois empates na competição. Na rodada anterior, venceu o Itabirito em casa por 2 a 1. Na primeira fase, ainda enfrenta Tombense e Cruzeiro.
Regulamento da competição
O Campeonato Mineiro conta com 12 times divididos em três grupos. Depois de oito rodadas, avançam para as semifinais os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral.
As equipes que terminarem do 5º ao 8º lugar na classificação geral disputam o Troféu Inconfidência (que distribui vagas na Copa do Brasil e na Série D). Já os times que ficarem em 11º e 12º são rebaixados para o Módulo 2 da competição.