Ronaldo Tavares foi o grande nome do Athletic na vitória de virada sobre o Pouso Alegre por 4 a 3. As equipes duelaram no Estádio Manduzão, em Pouso Alegre, nesta quarta-feira (21/1), pela 4ª rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.
O time da casa começou em vantagem ao balançar a rede aos 11 minutos do primeiro tempo. Nathan saltou mais que os adversários na pequena área e cabeceou para o fundo da rede após cobrança de escanteio: 1 a 0.
A reação dos visitantes foi rápida. Em apenas quatro minutos, o Athletic virou para 3 a 1. Tavares marcou dois gols: um de pênalti, aos 21, e outro em chute forte na saída do goleiro, aos 23. Luiz Felipe ampliou de “cavadinha”, aos 25.
O Pousão não entregou os pontos e buscou a igualdade. Aos 42′, Romarinho bateu falta no cantinho do goleiro Eduardo e diminuiu para 3 a 2. Aos 8 da etapa final, Gabriel Tota cruzou, Nathan ajeitou de cabeça, e Thiago Rubim completou: 3 a 3.
Mas a noite era de Ronaldo Tavares. Aos 33 minutos do segundo tempo, o português revelado no Sporting de Lisboa e com passagens por Penafiel e Estrela Amadora chegou ao hat-trick, decretando o triunfo do Athletic por 4 a 3.
Contratado em junho de 2025, Tavares, de 28 anos, teve papel fundamental na permanência do Athletic no segundo nível do futebol brasileiro (15º, com 44 pontos). Na Série B de 2025, o gringo contabilizou nove gols em 25 partidas.
Campanhas de Pouso Alegre e Athletic
Com o revés para o Athletic, o Pouso Alegre se manteve com sete pontos no Mineiro de 2026. Anteriormente, o time treinado pelo ex-jogador Danilo – ídolo de São Paulo e Corinthians – venceu Cruzeiro (2 a 1) e Itabirito (3 a 1) e empatou com a URT (0 a 0).
Já o Athletic foi a quatro pontos no estadual. Além da vitória sobre o Pousão, o clube de São João del-Rei empatou com o Democrata-GV (0 a 0) e perdeu para América (3 a 0) e URT (1 a 0).
Próximos jogos
- North x Pouso Alegre – sábado, 24/1, às 18h, na Arena Credinor, em Montes Claros
- Athletic x Betim – domingo, 25/1, às 20h, na Arena Sicredi, em São João del-Rei
Fórmula de disputa do Mineiro 2026
O Campeonato Mineiro de 2026 tem 12 times distribuídos em três grupos.
- A: Atlético, Democrata-GV, Uberlândia e URT
- B: América, Betim, Pouso Alegre e Tombense
- C: Athletic, Cruzeiro, Itabirito e North
O regulamento prevê confrontos somente com adversários de outras chaves. Ou seja, são oito partidas para cada equipe na fase classificatória.
O líder de cada grupo e o segundo colocado de melhor campanha avançam às semifinais, que serão disputadas em duelos de ida e volta. Já a decisão ocorrerá em embate único sediado em campo neutro.
Para a definição dos participantes do Troféu Inconfidência (que distribui vagas na Copa do Brasil e na Série D) e dos rebaixados ao Módulo 2, a Federação Mineira de Futebol adotará a tabela geral da primeira fase.
- 5º ao 8º lugar geral: Troféu Inconfidência
- 11º e 12º lugar geral: rebaixamento
Classificação do Mineiro
Grupo A
- URT – 8 pontos em 4 jogos (2 vitórias, 2 empates, 0 derrotas)
- Democrata – 4 pontos em 3 jogos (1 vitória, 1 empate, 1 derrota)
- Atlético – 4 pontos em 4 jogos (0 vitórias, 4 empates, 0 derrotas)
- Uberlândia – 2 pontos em 4 jogos (0 vitórias, 2 empates, 2 derrotas)
Grupo B
- América – 8 pontos em 4 jogos (2 vitórias, 2 empates, 0 derrotas)
- Pouso Alegre – 7 pontos em 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)
- Betim – 5 pontos em 4 jogos (1 vitória, 2 empates, 1 derrota)
- Tombense – 2 pontos em 4 jogos (0 vitórias, 2 empates, 2 derrotas)
Grupo C
- Cruzeiro – 6 pontos em 3 jogos (2 vitórias, 0 empates, 1 derrota)
- North – 5 pontos em 4 jogos (1 vitória, 2 empates, 1 derrota)
- Itabirito – 4 pontos em 4 jogos (1 vitória, 1 empate, 2 derrotas)
- Athletic – 4 pontos em 4 jogos (1 vitória, 1 empate, 2 derrotas)