CAMPEONATO MINEIRO

Atlético é ‘salvo’ por Hulk, vence Athletic e reage no Mineiro

Com brilho do camisa 7, Galo venceu o Athletic por 2 a 0 na Arena Sicredi, pela quarta rodada do Mineiro; Atlético dá resposta positiva
Foto do autor
Compartilhe

Em noite de atuação ruim na Arena Sicredi, em São João del-Rei, o Atlético foi “salvo” por Hulk e venceu o Athletic por 2 a 0, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. De pênalti e de falta, já na reta final da partida, o “super-herói” alvinegro marcou os tentos que possibilitaram reação ao Galo no Estadual após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro na última partida.

O time de Felipão enfrentou dificuldades para vencer no interior de Minas Gerais. Em nova noite de baixa produtividade ofensiva e problemas defensivos, o Atlético contou com o brilho de seu principal nome para voltar a somar três pontos no Campeonato Mineiro.

Com o resultado, o Galo chegou aos seis pontos na competição, mas segue na vice-liderança do Grupo B – com sete, o Villa Nova aparece na ponta. O Cruzeiro, maior rival e vice-líder do Grupo A, continua sendo o melhor segundo colocado do Estadual. Por este motivo, neste momento, a equipe alvinegra segue fora da zona classificatória às semifinais.

Com grandes objetivos no torneio, o Athletic se vê em situação delicada. Semifinalista na edição de 2023, o Esquadrão de Aço é o terceiro colocado do Grupo C, com apenas quatro pontos.

Próximos jogos de Athletic e Atlético

Na quinta rodada do Campeonato Mineiro, o Athletic medirá forças com o Villa Nova, às 20h30 da próxima quarta-feira (14/2), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O Atlético também volta a campo na quarta-feira, mas às 20h, para encarar o Tombense na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Athletic x Atlético: o jogo

O duelo em São João del-Rei teve um início movimentado. Ambas as equipes tiveram chegadas ao ataque logo nos primeiros minutos, especialmente a partir de bolas longas, ainda que não tenham conseguido criar verdadeiras chances de perigo no começo da partida.

Com o decorrer do tempo, o Atlético baixou as linhas em fase defensiva e ofereceu mais campo ao Athletic. Em termos de proteção da área, o time da capital sofria mais pelo lado direito, mas não cedia grandes chances ao adversário.

Aos 26 minutos, a primeira boa oportunidade da equipe de São João del-Rei. Após jogada pelo lado direito, a defesa do Galo cortou finalização de Daniel Amorim dentro da área. Pouco depois, o Atlético respondeu com cabeceio de Igor Gomes, na trave.

O time de Felipão seguia apresentando problemas de criação, principalmente por dentro. Quando o Athletic se postava com as linhas mais baixas, o Galo demonstrava pouco repertório para encontrar espaços na defesa adversária.

Diferentemente do que se viu na reta final de 2023, Paulinho e Hulk atuaram distantes na maior parte da primeira etapa. Pelos lados, Scarpa e Igor Gomes também foram pouco acionados na construção.

Paulinho durante duelo entre Atlético e Athletic - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Paulinho durante duelo entre Atlético e Athletic(foto: Pedro Souza/Atlético)

Na reta final da primeira etapa, o Esquadrão de Aço cresceu na partida. O Atlético cometia falhas defensivas, cedendo espaços, e foi ameaçado por uma falta de média distância e uma finalização de Wallisson, que terminou em boa defesa de Everson.

Aos 48 minutos, o Athletic esteve próximo de um grande baque. Wallisson cometeu falta dura em Igor Gomes no meio-campo e recebeu cartão vermelho. No entanto, após consultar o lance com auxílio do VAR, o árbitro Vinícius Gomes do Amaral voltou atrás na decisão e advertiu o atleta com o amarelo.

Segundo tempo

Apesar de, na etapa complementar, o Athletic ter tido as primeiras oportunidades, o Atlético deu breve sinal de melhora. Em fase ofensiva, o time mineiro “empurrava” o adversário para o campo defensivo e demonstrava maior fluidez nas movimentações, com trocas de passe especialmente pelo lado direito – por onde Scarpa passou a jogar após o intervalo.

Aos 14 minutos, no entanto, o novo reforço do Galo para 2024 pediu para ser substituído. Patrick entrou na vaga e se deslocou para o lado esquerdo, enquanto Igor Gomes retornou à direita.

Com diversas interrupções, o jogo caiu em ritmo no segundo tempo. Aos 21 minutos, Everson precisou fazer boa defesa após cruzamento forte vindo do lado direito. O Atlético respondeu com finalização de Hulk, depois de jogada individual, que obrigou intervenção do goleiro Jefferson.

Novamente em dificuldades, o time de Felipão apostava nas jogadas pelo lado, com a maioria resultando em cruzamentos infrutíferos. Aos 29 minutos, Hulk investiu em lance individual pelo lado direito e sofreu falta de Ynaiã dentro da área. A arbitragem assinalou pênalti. Com força e precisão, o camisa 7 alvinegro converteu: 1 a 0 para o Atlético.

Pênalti sofrido por Hulk em duelo entre Athletic e Atlético no Mineiro - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Pênalti sofrido por Hulk em duelo entre Athletic e Atlético no Mineiro(foto: Pedro Souza/Atlético)

Depois, já aos 44 minutos, a estrela do maior nome do Galo voltou a brilhar. Com cobrança de falta “perfeita”, de média distância, o atacante ampliou o placar e selou a vitória alvinegra: 2 a 0.

Na reta final, restou ao Atlético administrar o resultado. Mesmo em noite de atuação fraca, com ligeira evolução no segundo tempo, o Galo deu resposta positiva no Campeonato Mineiro e voltou a se credenciar às semifinais.

ATHLETIC 0 x 2 ATLÉTICO

Athletic

Jefferson; Douglas Pelé, Danilo, Edson (Victor Sallinas, no intervalo) e Ynaiã; Diego Fumaça, Wallisson e Robert; Welinton Torrão (Rafael Conceição, aos 14′ do 2°T), Robinho (Dudu, aos 40′ do 2°T) e Daniel Amorim (Jonathas, aos 11′ do 2°T)

Técnico: Rodrigo Santana

Atlético

Everson; Mariano, Igor Rabello, Jemerson e Guilherme Arana (Rubens, aos 53′ do 2°T); Otávio, Battaglia, Igor Gomes (Pavón, aos 47′ do 2°T) e Gustavo Scarpa (Patrick, aos 14′ do 2°T); Paulinho e Hulk (Alan Franco, aos 48′ do 2°T)

Técnico: Felipão

  • Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
  • Data: 8/2/2024
  • Estádio: Arena Sicredi, em São João del-Rei
  • Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
  • Assistentes: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira
  • VAR: Emerson de Almeida Ferreira
  • Gols: Hulk (Atlético, aos 32′ e aos 44′ do 2°T)
  • Cartões amarelos: Ynaiã, Edson, Wallisson, Jonathas (Athletic); Jemerson, Hulk, Otávio (Atlético)
Compartilhe