O Atlético tenta manter a ‘hegemonia’ e conquistar o penta do Campeonato Mineiro em 2024. A última vez que o Galo – e qualquer clube no estado – atingiu o feito na competição foi em 1982.
Na época, o alvinegro levantou a taça entre 1978 e 1983, sendo hexacampeão. O principal nome era Reinaldo, maior artilheiro da história do Atlético, com 255 gols. Ídolos do clube, João Leite, Luisinho, Toninho Cerezo e Éder Aleixo foram outros destaques nos títulos.
A atual sequência vitoriosa teve início em 2020, ano em que o Galo venceu o Tombense na final. O alvinegro também bateu o América, em 2021 e 2023, e o Cruzeiro, em 2022.
Última campanha do Atlético no Mineiro
No ano passado, o time terminou em primeiro no Grupo A, com 20 pontos de 24 possíveis. Foram seis vitórias, dois empates, 15 gols marcados e 10 sofridos.
A semifinal foi contra o Athletic, que venceu por 1 a 0 na ida, em São João del-Rei, mas perdeu pelo mesmo placar na volta, no Independência, em Belo Horizonte. O Atlético se classificou por ter feito a melhor campanha na fase de grupos.
A história foi diferente na decisão. O time então comandado pelo argentino Eduardo Coudet bateu o América por 2 a 0 na ida, também no Horto, e triunfou novamente na volta, com o placar de 3 a 2 no Mineirão.
Hulk busca nova artilharia
O Galo também conta com o artilheiro das duas últimas edições do Mineiro: Hulk. O camisa 7 marcou 10 gols em 2022 e 11 na temporada passada e agora tenta repetir os bons números.
Mudanças no elenco
O Atlético tem poucas mudanças no elenco em relação ao fim do ano passado. O zagueiro Réver se aposentou e assumiu o cargo de coordenador de transição no clube, enquanto o meia Hyoran não teve o contrato renovado e acertou com o Internacional.
A única contratação até o momento é a do meia Gustavo Scarpa, de 30 anos. O clube pagou 5 milhões de euros (R$ 26,7 milhões) ao Nottingham Forest-ING, para ter o jogador.
A diretoria também tenta a contratação do atacante Luís Henrique, do Olympique de Marselha-FRA. Outro nome que interessa é o de Bernard, meia-atacante do Panathinaikos-GRE. No entanto, caso o retorno do atleta ocorra, a tendência é que seja apenas em junho, ou seja, após o fim do Mineiro.
Atlético no Mineiro
Nos bastidores, o Atlético não esconde que o grande objetivo é o pentacampeonato. Prova disso é que Felipão pretende escalar os jogadores que estiverem em melhores condições físicas e técnicas em todos os jogos.
“Não tenho essa ideia de poupar A ou B, de que gramado não seja bom, ou que a gente vá experimentar A ou B. Não, vou colocar a equipe que seja a ideal, no momento ideal, dependendo das condições dos atletas, da parte fisiológica, e vamos sempre com o que temos de melhor. E sempre com aquela disponibilidade que nós vamos examinar de acordo com o momento”, afirmou.
O Galo fará sua estreia contra o Patrocinense. A partida está marcada para quarta-feira (24/1), às 21h30, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
Clube Atlético Mineiro
- Data de fundação: 25/3/1908
- Meta no campeonato: Título
- Estádio onde mandará os jogos: Arena MRV
- Técnico: Felipão
- Reforço: Gustavo Scarpa
- Destaques: Everson; Guilherme Arana; Zaracho; Paulinho; Hulk
- Grupo:
- Goleiros (3): Everson, Matheus Mendes e Gabriel Delfim
- Laterais-direitos (3): Mariano, Saravia e Vitor Gabriel
- Zagueiros (5): Mauricio Lemos, Jemerson, Igor Rabello, Bruno Fuchs e Rômulo
- Laterais-esquerdos (2): Guilherme Arana e Rubens
- Volantes (5): Otávio, Rodrigo Battaglia, Edenilson, Alan Franco e Paulo Vitor
- Meias (4): Zaracho, Gustavo Scarpa, Igor Gomes, Pedrinho e Patrick
- Pontas (2): Pavón e Alisson
- Atacantes (6): Hulk, Paulinho, Eduardo Vargas, Alan Kardec, Cadu e Isaac
- Total: 30
- Time titular: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk
- Posição no último Estadual: 1º – campeão