O Atlético fará a primeira partida na Arena MRV em 2024 neste domingo (28/1). O Galo estreia em casa na temporada às 16h, no duelo com o Democrata-GV, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e mais.
Rivais no segundo jogo da temporada, os clubes alvinegros de Belo Horizonte e Governador Valadares foram derrotados no primeiro compromisso do ano, na última quarta-feira (24/1). Em casa, o Democrata perdeu para o Itabirito por 3 a 1, enquanto o Atlético foi batido pelo Patrocinense por 2 a 1, como visitante.
E ser derrotado na primeira rodada do Mineiro não era algo comum para o clube da capital no histórico recente. O último revés em estreias no Estadual havia sido em 2013, há mais de uma década, quando enfrentou o Cruzeiro e perdeu por 2 a 1. Esse clássico foi o primeiro jogo do novo Mineirão após a reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Após aquela derrota no clássico de 2013, a equipe engatou uma sequência de 13 vitórias. Por outro lado, o começo mais decepcionante no século ocorreu em 2007, quando o Galo perdeu as duas primeiras partidas – contra Villa Nova e Tupi -, sequência negativa que o atual grupo alvinegro pode evitar ao pontuar na Arena MRV.
Para impedir esse segundo deslize em dois jogos em 2024, o torcedor do Atlético pode se apegar a um tabu: são 16 anos sem perder para o Democrata-GV. A última derrota foi em 8 de abril de 2007, quando a equipe do Vale do Rio Doce venceu por 2 a 0, no Mamudão, em Governador Valadares. Já em Belo Horizonte, o último triunfo da Pantera sobre o Galo foi em 1994.
Atlético x Democrata-GV: onde assistir ao vivo
O jogo da segunda rodada do Mineiro terá transmissão na TV fechada e no pay-per-view:
- SporTV
- Premiere
Atlético x Democrata-GV: prováveis escalações
Atlético
Recuperado de uma infecção estomacal, Hulk retornou ao time titular. O artilheiro treinou normalmente nos últimos dias e protagonizará dupla de ataque com Paulinho. Opção na última partida, Alan Kardec começará no banco.
As outras duas novidades de Felipão na escalação inicial estavam passando por uma preparação física especial. Mariano e Zaracho começarão a partida diante do Democrata-GV nas vagas de Saravia e Pedrinho.
No banco de reservas, a novidade é a presença de Gustavo Scarpa. O único reforço do Atlético para a temporada está à disposição do treinador alvinegro e pode estrear.
Já Battaglia e Bruno Fuchs seguem como desfalque de Felipão. Eles estão treinando normalmente, mas requerem mais atenção devido às lesões enfrentadas no fim de 2023.
O Atlético está na terceira colocação do grupo B, já que apenas o Uberlândia somou pontos na chave. O líder tem um ponto, enquanto Villa Nova, Galo e Pouso Alegre entram na segunda rodada em busca dos primeiros.
- Escalação do Atlético: Everson; Mariano, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Edenilson, Igor Gomes e Zaracho; Hulk e Paulinho
Técnico: Felipão - Desfalques: Battaglia e Bruno Fuchs
Democrata-GV
Assim como o Atlético, o Democrata-GV não deve promover grandes mudanças mesmo com a derrota na estreia. O técnico Gian Rodrigues só optou por Donato na zaga na vaga de Iago Furtado em relação à escalação que entrou em campo contra o Itabirito, na derrota por 3 a 1.
A equipe não tem desfalques para a partida e busca o primeiro “gol próprio” no Mineiro, pois o gol na última partida foi marcado pelo zagueiro adversário – Lucas Costa fez contra.
Lanterna do grupo C, atrás de Athletic, América e Patrocinense, o Democrata-GV entrou no Campeonato Mineiro com objetivo de voltar à semifinal do Mineiro, fase que não alcança desde 2010.
- Escalação do Democrata-GV: Luis Augusto; Weslen, Lula, Donato e Wender; Jorge Pedra, Alemão e Richard Cossoniche; Bruninho, Gutinho e Pedro Oliveira
Técnico: Gian Rodrigues - Desfalques do Democrata-GV: não tem
Atlético x Democrata-GV: personagens
“A expectativa é muito grande [de estrear em casa]. Mas é enfrentar esse jogo da mesma forma que encaramos esse primeiro jogo, até porque começamos com um resultado negativo e, agora, temos a nossa euforia de jogar o primeiro jogo da temporada em casa, com nosso estádio cheio, na nossa Arena. A gente sabe da importância do jogo e o peso dessa vitória. Vamos desfrutar de um ambiente com a torcida muito favorável para a gente”
Igor Gomes, meio-campista do Atlético
“O campeonato é muito forte, todo jogo é duro. Temos que saber jogar fora e dentro de casa. Independente se é o Galo ou quem seja, a gente tem que ir lá pra tentar os três pontos. Os dois vão querer ganhar o jogo. Por mais que seja um jogo fora de casa, a gente vai lá também pra sair com esses pontos de lá. Vai ser um jogo bom. É jogo pra quem quer jogar, é jogo grande, então, a gente tem que estar pronto pra tudo”
Alemão, meio-campista do Democrata-GV
Atlético x Democrata-GV: arbitragem
- Árbitro: Murilo Francisco Misson
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira
- VAR: Rodolpho Toski Marques