CAMPEONATO MINEIRO

Hulk brilha, e Atlético goleia Democrata-GV pelo Mineiro

Na estreia de Scarpa, atacante marcou um gol e deu duas assistências na primeira vitória do Galo na temporada 2024
Foto do autor
Compartilhe

Uma goleada para o Atlético iniciar o ano na Arena MRV com moral! Na estreia do meio-campista Gustavo Scarpa, o Galo recebeu o Democrata-GV na tarde deste domingo (28/1), em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, e venceu por 4 a 0. Os gols do atropelo atleticano foram marcados por Mauricio Lemos, Zaracho, Edenilson e Hulk.

A primeira grande atuação do Atlético na temporada foi justamente na estreia como mandante em 2024. Após um desempenho decepcionante em Patrocínio, na derrota para o Patrocinense por 2 a 1, na última quarta-feira (24/1), a equipe alvinegra dominou o duelo com a Pantera, aproveitou as chances e ganhou moral para o clássico contra o Cruzeiro na próxima rodada. 

O grande nome do jogo foi justamente o destaque do Atlético nos últimos anos. Ausente na estreia do Galo por uma infecção estomacal, Hulk estreou na temporada com um gol, duas assistências e sendo, como de costume, a referência técnica da equipe.

Outro nome que ganhou moral foi Zaracho. O argentino também ficou fora da primeira partida por questões físicas e foi protagonista neste jogo. O camisa 15 fez um gol, deu uma assistência, criou boas jogadas pela direita e se movimentou bastante. 

E a vitória do Galo também fica marcada pela estreia de Gustavo Scarpa. O único reforço atleticano para 2024 entrou no intervalo, teve uma atuação razoável atuando pelo lado esquerdo e ganhou ritmo de jogo visando à sequência da temporada.

Em resumo, foi uma goleada protocolar do Atlético sobre um adversário que tem um elenco bem inferior, mas importante para apagar a impressão ruim da estreia e dar ritmo de jogo aos atletas.

Classificação do Mineiro e próximos jogos

Com a goleada, o Atlético assumiu a liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro, com os mesmos três pontos do Villa Nova. A equipe de Nova Lima também venceu neste domingo (2 a 0 sobre o Itabirito, no Independência), mas o Galo fica à frente pelo saldo de gols. Porém, o Uberlândia, que joga na segunda-feira (29/1), pode retomar a primeira colocação se vencer o Patrocinense em casa.

Já o Democrata-GV está afundado na lanterna do Grupo C do Mineiro. Com duas derrotas em dois jogos, a equipe está atrás de Athletic, América e Patrocinense, equipes que têm quatro, três e três pontos, respectivamente – os últimos dois times ainda jogam na rodada.

A próxima partida do Galo será o maior clássico de Minas Gerais. No sábado, 3 de fevereiro, às 19h30, o Atlético receberá o Cruzeiro, na Arena MRV. No mesmo dia e também pela terceira rodada do Mineiro, o Democrata-GV visitará o Tombense, no estádio Almeidão. O jogo começará às 19h.

Um cartão de visita bem veloz

O Atlético precisou de poucos minutos para mostrar força na Arena MRV. A equipe de Luiz Felipe Scolari se impôs desde o início e “entregou” um cartão de visitas para o Democrata-GV de forma bem veloz. 

Aos 8, Igor Gomes fez ótimo passe e encontrou Hulk, que chutou com a perna esquerda e obrigou Luis Augusto a fazer boa defesa. Na sequência, em cobrança de escanteio curto, o camisa 7 tabelou com Paulinho e cruzou para Maurício Lemos cabecear livre, marcar o seu segundo gol em 2024 e abrir o placar: 1 a 0.

A vantagem deu ainda mais gás para o Galo, que ampliou em seguida. No minuto 15, Zaracho iniciou contra-ataque e tocou para Hulk. O camisa 7 acelerou, fez boa jogada pela direita e deu mais uma assistência. O cruzamento rasteiro, já dentro da área, passou por Paulinho e retornou ao pé direito do argentino, que apenas teve o trabalho de empurar para a rede: 2 a 0. 

Depois disso, os donos da casa desaceleraram um pouco e administraram a vantagem com um número menor de chances. Aos 25, Mariano fez um lançamento longo para Edenilson chutar e balançar a rede pelo lado de fora. O mesmo meio-campista quase aproveitou uma chance quatro minutos depois, quando Arana arriscou, o goleiro Luis Augusto deu rebote e só ficou com a bola em um segundo momento.

Edenilson não conseguiu chutar nessa ocasião, mas mostrou frieza na finalização aos 41 do primeiro tempo. Paulinho fez jogada pela esquerda, tocou para Zaracho, e o argentino deu uma assistência para o camisa 8, que recebeu na área e bateu com tranquilidade para marcar: 3 a 0. 

Aos 47, o Atlético teve uma grande oportunidade de fazer o quarto gol ainda no primeiro tempo. Porém, o autor de duas assistências nos 15 minutos iniciais e destaque da equipe perdeu. Hulk recebeu passe de Otávio, acelerou e estava cara a cara com o goleiro, mas tentou passar o pé esquerdo sobre a bola para chutar com a direita e furou. 

Estreia de Scarpa e ritmo mais calmo

Logo no intervalo, Felipão promoveu uma mudança na equipe e animou a torcida do Atlético. A saída de Igor Gomes para a entrada de Gustavo Scarpa promoveu a estreia do único reforço alvinegro para a temporada, só que a entrada do meio-campista coincidiu com a queda de ritmo do Galo.

Devido à vantagem e, principalmente, à falta de ritmo por ser início da temporada, o Atlético teve menos intensidade na segunda etapa. As entradas de Pavón, Saravia, Rubens e Igor Rabello foram importantes para que os atletas pudesser dar passos rumo ao preparo físico ideal e também para que o time se aproximasse do quarto gol.

No início do segundo tempo, aos 7, o Atlético chegou com perigo em cruzamento de Mariano, que seria aproveitado por Zaracho, mas a zaga interceptou antes. Quatro minutos depois, Scarpa encontrou Paulinho, que tocou para Hulk. O camisa 7 chutou de fora da área e acertou o pé da trave direita do Democrata-GV. 

Já na reta final, Pavón se tornou um exemplo perfeito da força do banco de reservas do Atlético. Aos 38, o argentino arrancou pela direita e inverteu para Hulk, que dominou com estilo – passando o pé direito sobre a bola – e arriscou. O chute forte com a canhota foi no canto direito de Luis Augusto e definiu o placar: 4 a 0.

Poucas oportunidades do Democrata-GV

Em meio ao massacre atleticano, o Democrata-GV teve poucas oportunidades de gol, mas Pedro Oliveira conseguiu se destacar na parte ofensiva. O camisa 11 girou e finalizou de fora da área, aos 5 do primeiro tempo, e obrigou Everson a fazer boa defesa. No minuto 32, ele bateu falta, acertou a barreira e errou a direção da finalização no rebote. 

Já no segundo tempo, Pedro cobrou falta aos 20, e Lula cabeceou para fora. Cinco minutos depois, o destaque da Pantera se lesionou e deixou o campo. A saída deixou o time de Governador Valadares ainda mais distante do gol e sem inspiração.

Atlético 4 x 0 Democrata-GV

Atlético
Everson; Mariano (Saravia 23 do 2ºT), Lemos, Jemerson e Arana (Rubens 28 do 2ºT); Otávio, Edenilson, Igor Gomes (Scarpa intervalo) e Zaracho (Pavón 23 do 2ºT); Hulk e Paulinho
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Democrata-GV
Luis Augusto; Weslen (Jair 40 do 2ºT), Lula, Donato e Wender; Jorge Pedra e Alemão (Almer Salas 40 do 2ºT); Richard Cossoniche (Gabriel Pereira 14 do 2ºT); Bruninho e Pedro Oliveira (John Lennon 25 do 2ºT); Gutinho (João Sala intervalo)
Técnico: Gian Rodrigues

Motivo: segunda rodada do Campeonato Mineiro
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Gols: Mauricio Lemos 8, Zaracho 15, Edenilson 41 do 1ºT; Hulk 36 do 2ºT
Árbitro: Murilo Francisco Misson (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira (MG)

VAR: Rodolpho Toski Marques (MG)
Cartões amarelos: Wender
Cartão vermelho: nenhum
Público: 28.115 pessoas
Renda: R$ 1.106.729,16

Compartilhe