CAMPEONATO MINEIRO

‘Crias’ decidem, Atlético goleia Ipatinga e garante ida à semi do Mineiro

Todos gols do Galo na Arena MRV tiveram participação de atletas da base; Tigre de Aço vai disputar os playoffs do rebaixamento no Estadual
Foto do autor
Compartilhe

Sem Hulk, Paulinho e outros titulares, o Atlético viu os atletas que vieram da base serem decisivos para a goleada por 3 a 0 sobre o Ipatinga neste sábado (2/3), na Arena MRV, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Rubens, Cadu e Battaglia marcaram os gols que confirmaram o Galo na semifinal e colocaram o Tigre de Aço na disputa contra o rebaixamento.

Além da dupla de ataque, o técnico Felipão poupou os laterais Saravia e Guilherme Arana, que estavam pendurados. Assim, alguns jovens tiveram oportunidade de atuar com a camisa alvinegra pela primeira vez na temporada, como o lateral-direito Vitor Gabriel, o meio-campista Paulo Vitor e os atacantes Isaac e Cadu.

O único gol marcado por um atleta experiente foi o de Battaglia, que ainda assim contou com assistência de Cadu no lance. Além do placar elástico, o Atlético apresentou um bom futebol e venceu com facilidade.

Com a vitória, o Galo chegou a 14 pontos no Grupo B. O time estava praticamente classificado, já que apenas uma derrota elástica e uma goleada do Uberlândia sobre o Cruzeiro tiraria a vaga do Galo na semifinal. O Ipatinga, por sua vez, ficou em quarto e último lugar no Grupo A, com sete pontos.

Quais times Atlético e Ipatinga vão enfrentar no Mineiro?

O Atlético se classificou como terceiro melhor geral e, assim, enfrentará o América, dono da segunda melhor campanha, na semifinal. A outra chave será composta por Cruzeiro e Tombense. 

Já o Ipatinga terá pela frente o Democrata-GV e o Patrocinense. O trio teve as piores pontuações na primeira fase. 

Quando serão as semifinais e os playoffs de rebaixamento do Mineiro?

As partidas das semifinais do Campeonato Mineiro estão previstas para serem disputadas nos dias 9 ou 10 (ida) e 16 ou 17 (volta) de março. Já a repescagem está marcada para ocorrer em 10, 17, 20, 24 e 31 de março e 7 de abril.

Atlético x Ipatinga: o jogo

Praticamente garantido na semifinal do Mineiro, o Atlético decidiu poupar alguns titulares que estavam pendurados, casos de Saravia, Guilherme Arana, Paulinho e Hulk. Ainda assim, os primeiros minutos foram de total domínio do time alvinegro na Arena MRV.

Felipão mudou a formação da equipe, saindo de um 4-4-2 para um 4-3-3. As principais jogadas surgiam do lado direito, com Alisson e Alan Franco alternando as ultrapassagens.

E o gol não demorou para sair. Aos 13, Igor Gomes bateu falta lateral e Rubens cabeceou para abrir o placar: 1 a 0 para o Galo. Era a terceira participação em gol seguida do jovem de 22 anos.

A partir disso, o Ipatinga começou a se lançar ao ataque, deixando espaços para os contra-ataques dos mandantes. A situação ficou ainda mais delicada para o Tigre de Aço aos 26’, quando Alisson cruzou e, Cadu, de cabeça, fez seu primeiro gol no profissional: 2 a 0 com participação direta dos ‘crias’ do Atlético.

Os minutos finais voltaram a ser de total domínio do Galo. O time de Felipão chegava sem muitas dificuldades no ataque e quase ampliou em duas oportunidades, com Igor Gomes e Alisson.

Na volta do intervalo, Atlético e Ipatinga diminuíram o ritmo e criavam poucas oportunidades. Os visitantes chegaram a marcar aos 14’, mas o gol foi anulado por impedimento.

Pouco depois, aos 18’, Battaglia roubou a bola no campo de ataque e passou para Cadu, que devolveu para o volante argentino marcar o dele sem dificuldades: 3 a 0.

Com um time bem alterado, o Atlético atuou os últimos minutos em ritmo de treino. O Ipatinga, por sua vez, não oferecia muita resistência e seguia com dificuldades para ameaçar a meta alvinegra.

Isaac ainda perdeu um gol cara a cara goleiro antes do apito final. Apesar disso, fim de jogo com goleada do Galo na Arena MRV. 

ATLÉTICO 3 X 0 IPATINGA

Atlético
Everson; Edenilson, Bruno Fuchs, Jemerson e Rubens (Patrick, no intervalo); Battaglia (Paulo Vitor, aos 20’ do 2ºT), Alan Franco e Gustavo Scarpa (Vitor Gabriel, aos 40′ do 2ºT); Alisson (Pedrinho, no intervalo), Igor Gomes (Isaac, aos 29’ do 2ºT) e Cadu
Técnico: Felipão

Ipatinga
Douglas Baldini; Ézio (Raynan, aos 40′ do 2ºT), Alex Trindade, Nilo e Hebert (Pedrinho, no intervalo); Marquinhos Bento, Paranhos (Julio Simas, aos 26’ do 2ºT) e Gérson Magrão; Vico (Alex Matos, no intervalo) PH e Luis Filipe (Rafael Lopes, no intervalo)
Técnico: Fabiano Braz

Gols: Rubens, aos 13’ do 1ºT; Cadu, aos 26’ do 1ºT; Battaglia, aos 17’ do 2ºT
Cartões amarelos: Alisson; Marquinhos e Gérson Magrão
Data: 2/3/2024
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães

Compartilhe