O Atlético tenta se manter no topo de um relevante ranking nacional, como mostra o levantamento realizado pela reportagem de No Ataque. Presente nas últimas 17 finais do Campeonato Mineiro, o Galo ostenta a maior sequência de decisões estaduais consecutivas no futebol brasileiro e tem a possibilidade de ampliar essa escrita em 2024.
De 2007 a 2023, o Atlético foi “figurinha carimbada” na final do Campeonato Mineiro. Neste período, foram 10 conquistas – sendo quatro delas consecutivas, nos últimos quatro anos.
O segundo colocado do ranking é o CRB, que disputou as últimas 12 finais do Campeonato Alagoano. Fato curioso é que, de 2002 a 2011, o “Galo da Pajuçara” havia amargado um longo período sem decisões do Estadual. Contudo, por meio da sequência atual, já conquistou oito títulos.
Quem fecha o “pódio” é o ABC, que chegou nas últimas nove finais do Campeonato Potiguar. Neste recorte, o “Mais Querido” levantou a taça cinco vezes.
Entre os clubes mais populares em nível nacional, quem aparece atrás do Atlético no levantamento do No Ataque é o Grêmio. O “Imortal” disputou as últimas seis decisões do Campeonato Gaúcho, levantando a taça em todas as oportunidades.
Os times com mais finais consecutivas nos estaduais do Brasil*
- 1° – Atlético: 17 finais seguidas no Campeonato Mineiro (10 títulos)
- 2° – CRB: 12 finais seguidas no Campeonato Alagoano (oito títulos)
- 3° – ABC: nove finais seguidas no Campeonato Potiguar (cinco títulos)
- 4° – Brasiliense: sete finais seguidas no Campeonato Brasiliense (três títulos)
- 5° – Grêmio: seis finais seguidas no Campeonato Gaúcho (seis títulos)
- 5° – Fortaleza: seis finais seguidas no Campeonato Cearense (cinco títulos)
- 7° – Flamengo: cinco finais seguidas no Campeonato Carioca (três títulos)
- 7° – Tocantinópolis: cinco finais seguidas no Campeonato Tocantinense (três títulos)
- 9° – Palmeiras: quatro finais seguidas no Campeonato Paulista (três títulos)
- 10° – Cuiabá: três finais seguidas no Campeonato Mato-Grossense (três títulos)
*Cabe a ressalva de que, nos últimos 13 anos, o São Raimundo esteve entre os dois melhores do Campeonato Roraimense. Neste recorte, inclusive, conquistou 10 títulos estaduais (sendo oito deles nas últimas oito edições), mas o modelo de disputa de algumas dessas temporadas não contava com finais.
Atlético x América na semifinal do Mineiro de 2024
Líderes dos grupos B e C da primeira fase do Campeonato Mineiro, respectivamente, Atlético e América medirão forças em novos clássicos nas semifinais da competição. Na sétima rodada, os rivais empataram por 1 a 1 no Independência, em Belo Horizonte, com gols de Matheusinho, para o Coelho, e Rubens, para o Galo.
Por ter tido melhor campanha, o América terá vantagem nas semifinais. O time comandado por Cauan de Almeida jogará por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
O primeiro clássico entre os rivais será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida está marcada para as 16h30 do sábado (9/3).
Maior campeão do Campeonato Mineiro, com 48 títulos, o Atlético tenta alcançar a 18ª final consecutiva. A outra semifinal será disputada entre Cruzeiro e Tombense.