O Atlético precisa de um resultado inédito com Felipão para avançar à final do Campeonato Mineiro. Em desvantagem nas semifinais do Estadual, o Galo terá de vencer ao menos um dos jogos contra o América para disputar a grande decisão – feito que tem se mostrado desafiador para o experiente treinador alvinegro, que ainda não ganhou clássicos no comando da equipe.
Contestado por parcela significativa da torcida do Atlético, Scolari tem apenas 20% de aproveitamento em clássicos à frente do Galo. Os números evidenciam um desempenho ruim em compromissos importantes para o clube, contra os principais rivais estaduais.
Felipão foi contratado pelo Atlético em junho de 2023, após saída polêmica do argentino Eduardo Coudet. Desde a chegada a Belo Horizonte, o gaúcho dirigiu o time alvinegro em cinco clássicos, com três empates e duas derrotas.
Clássicos do Atlético sob o comando de Felipão
- 2/7/2023 – Atlético 2 x 2 América – Mineirão – Campeonato Brasileiro
- 22/10/2023 – Atlético 0 x 1 Cruzeiro – Arena MRV – Campeonato Brasileiro
- 4/11/2023 – América 1 x 1 Atlético – Parque do Sabiá – Campeonato Brasileiro
- 3/2/2024 – Atlético 0 x 2 Cruzeiro – Arena MRV – Campeonato Mineiro
- 24/2/2024 – América 1 x 1 Atlético – Independência – Campeonato Mineiro
Em 2023, os tropeços nos clássicos com Felipão custaram caro para as pretensões do Atlético na última edição do Campeonato Brasileiro. O Galo terminou a competição quatro pontos atrás do líder Palmeiras, tendo somado dois (de nove possíveis) nos embates contra América e Cruzeiro sob o comando do gaúcho.
No início da atual temporada, o cenário segue negativo. Contra Raposa e Coelho, o time alvinegro teve atuações inconstantes, voltando a ser superado pelo Cruzeiro em plena Arena MRV e tendo sido “salvo” por Rubens no último minuto do mais recente duelo contra o América.
Felipão se vê pressionado no comando do Atlético
Felipão segue respaldado pela diretoria do Atlético, mas se vê pressionado por boa parte da torcida. Nas últimas semanas, o treinador se envolveu em discussões com atleticanos em diferentes oportunidades e desagradou a muitos com a postura adotada nessas situações.
As declarações em entrevistas coletivas também têm sido motivo de questionamentos. O desempenho em campo, oscilante na primeira fase do Campeonato Mineiro, é outro ponto de críticas.
Aos poucos, o experiente treinador gaúcho tenta dar uma nova “volta por cima” no comando do Galo. A próxima oportunidade é contra o América, no sábado (9/3), a partir das 16h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Time de segunda melhor campanha na primeira fase, o Coelho joga por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para avançar à final. O clássico de volta será disputado no Independência, também na capital mineira, no fim de semana seguinte.