Maior campeão mineiro, o Atlético defende a quarta maior sequência de títulos estaduais no Brasil. Atual tetracampeão, o Galo busca, diante do Cruzeiro, erguer a principal taça de Minas Gerais mais uma vez.
São 48 títulos do Campeonato Mineiro na conta do Atlético. De 2020 a 2023, principalmente em virtude da diferença no nível de investimentos, não houve adversário que quebrasse a hegemonia alvinegra no Estadual.
Em termos de dominância vigente no próprio estado, o Galo só fica atrás de três clubes do Brasil. São eles: o São Raimundo, octacampeão roraimense; o Grêmio, hexacampeão gaúcho, e o Fortaleza, pentacampeão cearense.
“Alvo” mais próximo do Atlético no ranking, o Leão do Pici disputará as finais do Campeonato Cearense contra o Ceará, maior rival, nos dias 30 de março e 6 de abril. O Imortal, por sua vez, venceu o Caxias no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho (2 a 1) e tem passagem encaminhada à final.
Já o São Raimundo, detentor da maior sequência de títulos estaduais em vigência no Brasil, ainda disputa a primeira fase do Campeonato Roraimense. No último sábado (16/3), o Mundão estreou na competição com goleada sobre o Atlético Roraima (4 a 0).
Sequências de títulos estaduais em vigência no Brasil
- São Raimundo – octacampeão roraimense
- Grêmio – hexacampeão gaúcho
- Fortaleza – pentacampeão cearense
- Atlético – tetracampeão mineiro
- Cuiabá – tricampeão mato-grossense
- Real Noroeste – tricampeão capixaba
- Tocantinópolis – tricampeão tocantinense
- Trem – tricampeão amapaense
- Atlético-GO – bicampeão goiano
- CRB – bicampeão alagoano
- Fluminense – bicampeão carioca
- Palmeiras – bicampeão paulista
Atlético busca nova taça diante do maior rival
Na decisão do Campeonato Mineiro de 2024, o Atlético voltará a ter o Cruzeiro como oponente. A primeira partida da final será disputada no próximo sábado (30/3), às 16h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O duelo de volta, decisivo, será disputado no Mineirão, às 15h30 do dia 7 de abril (um domingo). Por ter tido a melhor campanha da primeira fase, a Raposa joga por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ficar com a taça.
Se quiser ampliar a hegemonia estadual, portanto, o Galo será obrigado a vencer ao menos um dos jogos contra o maior rival. Para o torcedor, fica a esperança de, mais uma vez, comemorar o título do Campeonato Mineiro.