O Atlético quer ampliar a hegemonia em Minas Gerais e alcançar um feito importante a nível nacional: se tornar o terceiro maior campeão estadual do Brasil. O primeiro objetivo depende de uma vitória sobre o Cruzeiro, enquanto o segundo depende também de tropeços de dois “concorrentes” em outros campeonatos: Paysandu e Rio Branco.
Para ser campeão mineiro pelo quinto ano consecutivo, o Galo precisa vencer a Raposa no domingo (7/4), em clássico que será disputado a partir das 15h30 no Mineirão, em Belo Horizonte. O primeiro duelo entre as equipes terminou empatado por 2 a 2 na Arena MRV, e o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por duas igualdades pela taça por ter tido a melhor campanha da primeira fase do Estadual.
Detentor de 48 títulos estaduais, o Atlético ocupa a quinta posição no ranking nacional dos maiores campeões. Estão à frente do Galo: ABC (57 títulos), Bahia (50 títulos), Paysandu e Rio Branco (49 títulos cada).
Os 10 maiores campeões estaduais do Brasil
- 1° – ABC – 57 títulos do Campeonato Potiguar
- 2° – Bahia – 50 títulos do Campeonato Baiano
- 3° – Paysandu – 49 títulos do Campeonato Paraense
- 3° – Rio Branco – 49 títulos do Campeonato Acreano
- 5° – Atlético – 48 títulos do Campeonato Mineiro
- 6° – Fortaleza – 46 títulos do Campeonato Cearense
- 7° – Internacional – 45 títulos do Campeonato Gaúcho
- 8° – Sport – 43 títulos do Campeonato Pernambucano
- 8° – Nacional – 43 títulos do Campeonato Amazonense
- 10° – CSA – 40 títulos do Campeonato Alagoano
O Atlético depende de tropeços de Paysandu e Rio Branco, além da vitória contra o Cruzeiro, para igualar esses clubes como terceiro maior campeão estadual do Brasil. Ambas as equipes têm possibilidades de conquistar os respectivos torneios em que atuam em 2024.
O Paysandu disputará a final do Campeonato Paraense contra o Remo, maior rival, nos dias 7 e 14 de abril. O Rio Branco, por sua vez, lidera o Grupo A da primeira fase do Campeonato Acreano, com três vitórias e um empate em quatro compromissos.
Tetracampeão mineiro, o Galo busca manter a hegemonia estadual em nova final contra o arquirrival. Na última vez em que os clubes disputaram o título do Campeonato Mineiro, em 2022, melhor para o Atlético, que venceu por 3 a 1 no Mineirão em jogo único.