Com quatro empates nos quatro primeiros jogos, o Atlético se vê em uma situação ruim visando a classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro. Apesar disso, o técnico Cuca já conversou com os jogadores sobre a matemática necessária para atingir o objetivo.
O alvinegro está na lanterna do Grupo A com quatro pontos, quatro a menos do que o Betim, líder da chave. No Estadual, se classificam para a próxima fase os primeiros colocados de cada um dos grupos e o segundo melhor geral, que seria o América neste momento, com oito pontos.
Na visão de Cuca, o Atlético precisa vencer os quatro próximos jogos para se classificar sem depender de nenhum outro resultado. O Galo vem de empate por 1 a 1 com o América, no Mineirão, nessa quarta-feira (29/1), e terá pela frente o Villa Nova.
“Já está pressionado, agora jogamos contra o Villa Nova, depois Athletic, na quinta, poderia ser quarta, o Cruzeiro é na quarta, bom pensar nessas coisas. E aí tem o clássico e acaba com o Itabirito”, disse.
“Nós temos que ganhar as quatro, essa é a matemática que já ganhamos com os jogadores, para nos classificarmos sem depender de ninguém. Não perdemos no campeonato, mas também não ganhamos”, completou.
Caso o alvinegro consiga o objetivo traçado por Cuca, terminará o Mineiro com 16 pontos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), isso deixaria o clube com 98% de chance de avançar às semifinais.
A campanha do Atlético no Mineiro
O Atlético optou por disputar as três primeiras rodadas do Mineiro com o elenco sub-20, já que o time profissional foi aos Estados Unidos para disputar a FC Series, torneio de pré-temporada, em jogos contra Cruzeiro e Orlando City-EUA.
“Estivemos na intertemporada, o pessoal da base tocou essas três partidas, poderia ter vencido uma, poderia ter perdido com um a menos. Mas está aí, é o que temos. Não vamos nos queixar de nada e vamos em busca das vitórias”, afirmou Cuca.
O Atlético volta a campo no sábado, às 16h30, quando enfrentará o Villa Nova. A partida será disputada no Estádio Alçapão do Bonfim, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.