Em busca de garantir a classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro, o Atlético enfrenta o Itabirito nesta quarta-feira (12/2), às 19h45, no Mineirão. O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações, os desfalques, onde assistir ao vivo, arbitragem e mais informações do duelo pela oitava e última rodada da fase de grupos do Estadual.
O Galo chega com moral para a partida após vencer o Cruzeiro por 2 a 0 no domingo, também no Gigante da Pampulha. O resultado deixou a equipe em segundo lugar no Grupo A, com 13 pontos – mesma pontuação do líder Tombense, que soma mais vitórias.
Para avançar, o time depende apenas de uma vitória. Em caso de empate, torce para que América, Athletic ou Tombense sejam derrotados. Com um eventual revés, o alvinegro precisa que o Coelho perca.
Além da natural motivação para se classificar à semifinal, o Atlético tenta terminar a fase de grupos de forma invicta pela terceira vez neste século. O clube só atingiu tal feito em outros dois anos: 2012 e 2023.
O Itabirito, por sua vez, vem de vitória por 1 a 0 sobre o Pouso Alegre no Independência. O Gato do Mato está em terceiro lugar no Grupo B, com oito pontos, e não tem mais chances de avançar, mas ainda briga por uma vaga no Troféu Inconfidência, que dá vaga na Copa do Brasil de 2026.
Atlético x Itabirito: onde assistir ao vivo
A partida terá transmissão exclusiva na TV fechada.
- Premiere
Atlético x Itabirito: prováveis escalações
Atlético
O técnico Cuca terá o retorno do atacante Júnior Santos para o duelo. O atleta estava suspenso na rodada passada e deverá ser titular diante do Itabirito.
A dúvida é quem deixará a equipe. O meia Rubens e o atacante Cuello concorrem por uma vaga entre os titulares.
Por outro lado, o Atlético segue com três desfalques, todos no ataque. Caio Maia e Cadu se recuperam de lesões no joelho direito, enquanto Alisson defende a Seleção Brasileira sub-20.
Há, ainda, a possibilidade de o zagueiro Lyanco e do volante Gabriel Menino serem poupados, já que estão pendurados.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael, Lyanco (Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Otávio), Gustavo Scarpa e Cuello (Rubens); Júnior Santos e Hulk.
- Pendurados do Atlético: Lyanco e Gabriel Menino
- Desfalques do Atlético: Caio Maia (lesão no joelho direito), Cadu (lesão no joelho direito) e Alisson (Seleção Brasileira sub-20)
Itabirito
O técnico Ricardo Drubscky será obrigado a realizar ao menos uma alteração no Itabirito. Isso porque o volante Serginho, ex-Atlético, foi expulso na rodada passada. Com isso, Vitor Reis deverá ser acionado.
O goleiro Júlio César e o lateral-direito Patric também estão fora da partida por lesões. Outros velhos conhecidos do Galo, o lateral-esquerdo Hulk e o atacante Jô devem ficar no banco de reservas.
- Provável escalação do Itabirito: Rodolfo; Cesinha, Luanderson, Jamerson e Bryan; Crecci, Victor Ferreira e David Lucas; Léo Reis, Ramon e Luan
- Pendurados do Itabirito: Jamerson e Gustavo Crecci
- Desfalques do Itabirito: Júlio César (lesão no ombro), Patric (lesão na coxa esquerda) e Serginho (suspenso)
Atlético x Itabirito: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “Nós estamos de menos para mais, crescendo de jogo a jogo. Claro que tem jogo que você não vai tão bem, mas no geral estamos evoluindo, potencializando todo o elenco. A maior contratação que se pode ter é seu elenco estar potencializado, estar rendendo perto de tudo que eles podem. Temos campo ainda para melhorar um pouco mais. Nosso ambiente é muito bom, nosso trabalho é respeito entre todos, e temos nos preparado bem para os jogos. Vencemos o clássico, mas não tem euforia nenhuma porque quarta-feira tem outra decisão. Não adianta nada ter vencido hoje (domingo) se quarta-feira não ganharmos e não passarmos adiante. Vamos preparar bem o espírito”.
- Léo Reis, atacante do Itabirito: “A expectativa é a melhor possível, sabemos do nosso compromisso para o jogo de quarta-feira, muito importante para ficarmos bem na tabela, tentar uma classificação para o Troféu Inconfidência e segurar na Primeira Divisão para o ano que vem. Duas vitórias seguidas dá uma confiança para o grupo, mas sabemos que precisamos ter os pés no chão”.
Atlético x Itabirito: arbitragem
- Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
- Assistentes: Magno Arantes Lira e Marcyano da Silva Vicente
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira