CAMPEONATO MINEIRO

Atlético faz jogo seguro, volta a vencer o Tombense e vai à final do Mineiro

Com facilidade, Galo bate o Gavião-Carcará pelo mesmo placar do jogo de ida e enfrentará o América na decisão do Estadual

O Atlético não teve dificuldades para vencer o Tombense por 2 a 0 neste sábado (22/2), na Arena do Jacaré, e garantir a classificação à final do Campeonato Mineiro. O atacante Rony e o zagueiro Roger Carvalho (contra) marcaram os gols do alvinegro em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Galo já havia vencido na ida por 2 a 0 no Mineirão e precisou de pouco tempo para ampliar a vantagem. Logo aos 18’, Cuello deu belo passe para Rony abrir o placar. Aos 8’ do segundo tempo, o segundo gol saiu, e o time encaminhou a vaga na decisão.

Essa foi a sétima vitória consecutiva do Atlético na temporada e o sétimo jogo da equipe sem sofrer gols. Diante do Tombense, o alvinegro voltou a mostrar segurança na defesa – que ainda teve pênalti defendido por Everson – e eficiência no ataque. 

Com a classificação, o Galo enfrentará o América na final do Campeonato Mineiro. O Coelho venceu o Cruzeiro nos pênaltis também neste sábado, no Independência.

Os próximos jogos de Tombense e Atlético

O Tombense voltará a campo na quarta-feira (26/2), às 19h, quando enfrentará o CSE-AL. A partida, pela primeira fase da Copa do Brasil, será disputada no Estádio Juca Sampaio, em Palmeiras dos Índios-AL.

Já o Atlético aguarda as definições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Mineira de Futebol (FMF) em relação às datas e horários dos jogos da segunda fase da Copa do Brasil e das finais do Mineiro.

A partida pelo torneio nacional poderá ser disputada em 5 ou 12 de março, enquanto as decisões do Estadual estão inicialmente marcadas para 8 e 15 do mesmo mês. O Galo faz o primeiro jogo como mandante diante do América.

Tombense x Atlético: o jogo

Em busca de reverter a vantagem do Atlético, o Tombense iniciou a partida mais ofensivo, com uma postura diferente em relação ao jogo de ida. Já o alvinegro apostava nas transições e velocidade dos atacantes.

A partir disso, o Galo era melhor e quase marcou com Gustavo Scarpa. O meia, ao lado de Gabriel Menino e Cuello, participava muito das principais jogadas de criação da equipe.

Mas foi Rony quem abriu o placar na Arena do Jacaré. Aos 18’, o atacante recebeu belo passe de Cuello para marcar o segundo dele com a camisa preta e branca: 0 a 1.

Rony marcou mais um gol pelo Atlético - (foto: Leandro Couri/EM/DA.Press)
Rony marcou mais um gol pelo Atlético(foto: Leandro Couri/EM/DA.Press)

O Gavião-Carcará sentiu o golpe, e o Atlético seguiu pressionando. Com muita movimentação dos jogadores de frente, o time encontrava espaços facilmente e parecia estar cada vez mais próximo do segundo gol.

O Galo até marcou em chute de Guilherme Arana, mas o lance foi anulado por impedimento de Scarpa, que desviou a bola. O Tombense, por sua vez, não tinha alternativas ofensivas e dependia muito da individualidade de Pedro Oliveira.

Fim de um primeiro tempo com domínio total do Atlético e vitória tranquila até então.

Segundo tempo

O técnico Cuca precisou substituir Hulk logo no início do segundo tempo. O atacante deixou o campo com dores no púbis e deu vaga a Alisson.

A mudança não teve muito impacto no jogo, já que o Atlético ampliou o placar aos 8’. Após cruzamento de Scarpa, Alonso escorou para Rony, mas Roger Carvalho fez gol contra antes de o atacante encostar na bola: 0 a 2.

O alvinegro manteve o ímpeto ofensivo e pressionava, mas esbarrou em alguns erros de finalização. Em lance isolado, Anderson Ligeiro sofreu falta de Alonso dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. O atacante foi para a bola e parou em bela defesa de Everson.

Everson comemora defesa do pênalti com companheiros de Atlético | Foto: Leandro Couri/EM/DA.Press

Com a classificação praticamente garantida, restou ao Atlético controlar a partida com trocas de passes. O Tombense até esboçou uma pressão após perder a penalidade, mas em vão. Final de jogo com alegria da torcida alvinegra que, mesmo como visitante, foi maioria na Arena do Jacaré.

Tombense 0 x 2 Atlético

Tombense
Matheus; Júlio Henrique (Dorival, no intervalo), Roger Carvalho, João Mandovani e Dudu Mandai; João Vitor (Tarcísio Muniz, aos 45′ do 2ºT), Fabrício Dias e Pedro Oliveira (Jupi, aos 23’ do 2ºT); Jefferson Renan (Lucas Milla, no intervalo), João Pedro e Anderson Ligeiro (Cleiton Araújo, aos 33’ do 2ºT)
Técnico: Raul Cabral

Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Rubens, aos 32’ do 2ºT) e Gustavo Scarpa (Igor Gomes, aos 32’ do 2ºT) e Rony (Bernard, aos 27’ do 2ºT), Cuello (Deyverson, aos 27’ do 2ºT) e Hulk (Alisson, aos 4’ do 2ºT)
Técnico: Cuca

Gols: Rony, aos 18’ do 1ºT e Roger Carvalho (contra), aos 8’ do 2ºT
Cartões amarelos: Júlio Henrique e Roger Carvalho; Junior Alonso e Deyverson
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 22/2/2025 (sábado)
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas 
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães

Compartilhe