CAMPEONATO MINEIRO

Sequência histórica: Atlético avança para 19ª final do Mineiro

Galo transformou a competição local em território conhecido, acumulando 11 títulos nas últimas 18 decisões

O Atlético confirmou, na noite deste sábado (22/2), a presença em uma final do Campeonato Mineiro pela 19ª vez consecutiva.

Ao vencer o Tombense, por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo jogo de volta da semifinal, o Galo garantiu a classificação com uma sequência histórica e agora enfrentará o América na final.

Com uma atuação sólida no decorrer de toda a competição, o Atlético manteve a hegemonia no Estadual e segue como o clube com a maior sequência vigente de finais estaduais no Brasil.

Desde 2007, o Atlético não fica de fora da decisão do Mineiro. A última ausência ocorreu em 2006, quando foi eliminado nas semifinais pelo arquirrival Cruzeiro.

Desde então, o Galo transformou a competição local em território conhecido, acumulando 11 títulos nas últimas 18 decisões. O alvinegro, inclusive, buscará o pentacampeonato diante do América em 2025. Anteriormente, venceu em 2021, 2022, 2023 e 2024.

A maior sequência de finais do Brasil

A sequência impressionante do Atlético nas finais do Campeonato Mineiro não tem paralelo no futebol brasileiro. O clube lidera o ranking nacional de finais consecutivas nos Estaduais, à frente de equipes como o CRB, que soma 13 decisões seguidas no Campeonato Alagoano.

Confira o ranking das maiores sequências de finais estaduais:

  1. Atlético – 19 finais seguidas no Campeonato Mineiro (11 títulos)
  2. CRB – 13 finais seguidas no Campeonato Alagoano (nove títulos)
  3. Grêmio – sete finais seguidas no Campeonato Gaúcho (sete títulos)
  4. Fortaleza – sete finais seguidas no Campeonato Cearense (cinco títulos)
  5. Flamengo – seis finais seguidas no Campeonato Carioca (quatro títulos)
  6. Tocantinópolis – seis finais seguidas no Campeonato Tocantinense (três títulos)

Nos últimos 14 anos, o São Raimundo esteve entre os dois melhores clubes do Campeonato Roraimense, conquistando 10 títulos estaduais. No entanto, devido ao formato de disputa em algumas edições, o clube não figura no ranking.

Compartilhe