
A final do Campeonato Mineiro de 2025 colocará frente a frente a sólida defesa do Atlético diante do ataque goleador do América no sábado (8/3), às 16h30, no Mineirão.
Apesar de entrar em campo com o elenco sub-20 nas três primeiras rodadas da competição, o Galo sofreu apenas dois gols. As únicas equipes que conseguiram vazar a zaga alvinegra foram o Democrata-GV, na segunda rodada, e o próprio América, na quarta rodada, ambos em empates por 1 a 1.
A equipe comandada por Cuca passou pelo Tombense na semifinal sem sofrer gols. Foram duas vitórias por 2 a 0, o que manteve o time invicto no torneio.
O ataque do América
O América, por sua vez, marcou 16 gols em 10 jogos, sendo sete deles na goleada por 7 a 0 sobre o Pouso Alegre na segunda rodada, no Independência.
Os atletas que mais fizeram gols pelo Coelho foram o lateral-esquerdo Marlon, o meia Fernando Elizari e o atacante Jhonatas, todos com três.
Apesar disso, quem lidera a artilharia da competição é o atacante Hulk, com sete gols. O jogador, no entanto, tem presença incerta nas finais, já que sofreu uma lesão na coxa direita.
Campanhas na primeira fase
Antes mesmo da semifinal, América e Atlético já ostentavam a melhor defesa e ataque do campeonato, respectivamente. Ainda assim, os times ficaram atrás do Tombense e não conseguiram ter a melhor campanha da primeira fase.
O Coelho ficou em primeiro lugar no Grupo B – e por isso decidirá o segundo jogo da final em casa – com 13 pontos. Já o Galo somou 16 pontos no Grupo A, mesma pontuação do Tombense, mas com uma vitória a menos.
Números de Atlético e América no Mineiro
Atlético
Gols marcados: 13
Gols sofridos: 2
América
Gols marcados: 16
Gols sofridos: 7