
Atlético e América vão protagonizar a oitava final entre os times na história do Campeonato Mineiro. Maior campeão do Estadual, o Galo leva vantagem no retrospecto, mas já teve de lidar com derrotas para o Coelho neste século.
A última decisão do torneio com ambos ocorreu em 2023. O primeiro jogo no Independência foi eletrizante: o Atlético abriu dois gols de vantagem, mas o América buscava o empate até os acréscimos, quando Hulk marcou. O atacante alvinegro também foi decisivo na volta, no Mineirão, e ajudou o Galo a levantar a taça ao fazer os dois gols da vitória por 2 a 0.
A busca pelo título foi mais complicada em 2021. As equipes ficaram no 0 a 0 nos dois jogos, mas o Galo conquistou a competição por ter realizado melhor campanha na fase de grupos.
Na história, o Atlético ainda levou a melhor sobre o rival em outras três oportunidades: em 2012 – também com o técnico Cuca -, em 1999 e em 1958.
Títulos do América neste século
Já o América conquistou dois títulos do Estadual ao bater o Atlético em finais, sendo o último deles em 2016. Com grandes atuações de Danilo Barcelos, que marcou todos os gols do time nas decisões, o Coelho venceu na ida por 2 a 1, no Independência, e empatou na volta por 1 a 1, no Mineirão, com direito a gol aos 39 minutos do segundo tempo.
O clube também bateu o adversário na final de 2001. A primeira partida ficou marcada por uma goleada do time americano, que venceu por 4 a 1, com gols de Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo (duas vezes).
O América chegou a levar 3 a 0 no jogo de volta, mas Alessandro diminuiu o placar e assegurou o título para o Coelho.
Finais do Mineiro entre Atlético e América
2023: Atlético campeão
2021: Atlético campeão
2016: América campeão
2012: Atlético campeão
2001: América campeão
1999: Atlético campeão
1958: Atlético campeão
Atlético x América em 2025
Atlético e América iniciam a próxima final do Campeonato Mineiro no sábado (8/3), às 16h30, no Mineirão. O duelo de volta será na semana seguinte, também no sábado, no mesmo horário, no Independência.