
Começa a decisão! Atlético e América se enfrentam neste sábado (8/3), às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo de ida pela final do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do duelo: onde assistir, prováveis escalações e desfalques, os momentos dos times, arbitragem e mais.
O Atlético busca ampliar a hegemonia no estado, enquanto o América deseja quebrar um longo jejum. O Galo mira o hexacampeonato mineiro – a soberania em Minas Gerais é desde 2020. A equipe bateu o Cruzeiro três vezes (2020, 2022 e 2024) e o América nas outras duas oportunidades (2021 e 2023).
Por sua vez, o Coelho quer colocar fim ao jejum de nove anos sem conquistar o título. O último troféu foi em 2016, quando bateu justamente o alvinegro na final.
O Galo vem embalado e confiante pelo avanço à terceira fase da Copa do Brasil. O time venceu com certa tranquilidade o Manaus por 4 a 1 e se classificou na competição nacional. Já o América não entra em campo há mais de 10 dias – foi derrotado pelo Cascavel e caiu precocemente ainda na primeira fase da Copa do Brasil. O time se apoia mais na força no Campeonato Mineiro, em que bateu o Cruzeiro nos pênaltis e avançou com moral à final.
Atlético x América: onde assistir
O jogo de ida entre Atlético e América pela final do Mineiro será transmitido na TV aberta e fechada. A Globo e o SporTV 2 vão passar a partida ao vivo.
Atlético x América: escalações
O técnico Cuca tem o departamento médico cheio. O principal desfalque é o atacante Hulk, que também desfalcou o time diante do Manaus. Além dele, estão de fora outros quatro atacantes: Júnior Santos, Caio Maia, Cadu e Palacios.
Por causa dos desfalques, a tendência é que Cuca faça apenas uma alteração no time que enfrentou o Manaus. O atacante Alisson, envolvido em negociações com o Shakhtar, da Ucrânia, não deve estar a disposição. Com isso, o substituto de Hulk deve ser Deyverson.
Reforços do Galo nesta janela, o zagueiro Ivan Román e o atacante João Marcelo não estão disponíveis para o jogo. Isso porque o Estadual só permitia a inscrição de atletas até o dia 14 de fevereiro. Os jogadores foram anunciados depois desta data.
O treinador também tem a opção de escalar Rubens ou Bernard, alterando a função de alguma das peças ofensivas – já que Rubens ou Bernard jogariam aberto pelas pontas e seria preciso centralizar um dos atacantes.
Provável escalação do Galo: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Deyverson (Rubens ou Bernard).
Desfalques do Atlético: Hulk (lesão na coxa direita), Júnior Santos (panturrilha direita), Caio Maia (joelho direito), Cadu (joelho direito) e Palacios (perna esquerda).
América
O América lida com cinco desfalques para o confronto: o volante Alê, os goleiro Matheus Mendes e Dalberson, o meio-campista Benitez e o atacante Figueiredo. O último, contudo, já realiza trabalhos híbridos no campo e internamente.
A ausência de Mendes se dá pelo fato de o goleiro pertencer ao Atlético, que, ao emprestá-lo ao rival, definiu que o Coelho deveria pagar R$ 750 mil caso quisesse utilizá-lo em um confronto com o alvinegro. O América, por sua vez, optou por não desembolsar o valor.
A novidade é o retorno do atacante Jonathas, que foi liberado pelo departamento médico. Ele se recuperava de dores na coxa direita. Contudo, o jogador deve ser apenas opção no banco de reservas.
Os reforços do Coelho, como os atacantes Willian Bigode e Stênio, não estarão á disposição. Isso porque o Estadual só permitia a inscrição de atletas até o dia 14 de fevereiro. Os jogadores foram anunciados depois desta data. O atacante Guilherme Pato, por sua vez, ficaria fora pelo mesmo motivo, mas ele sofreu grave lesão no joelho esquerdo.
O comandante deve fazer alterações no time. No meio de campo, Elizari deve ficar no lugar de Benítez. No setor ofensivo, Adyson deve entrar na vaga de Figueiredo. Por fim, o goleiro Jori deve ser acionado caso Mendes fique de fora.
Provável escalação do América é: Jori; Júlio, Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Kauã Diniz, Cauan Barros e Elizari; Adyson, Fabinho e Renato Marques
Desfalques do América: Alê (dores no joelho esquerdo), Matheus Mendes (questões contratuais), Dalberson (lesão no ombro), Benitez (lesão muscular na coxa esquerda) e Figueiredo (lesão muscular na coxa esquerda)
Atlético x América: os personagens
“Eu entendo que é um título que não é tão valorizado (o Campeonato Mineiro)… Perca ele para você ver! E não é só o Atlético. Qualquer time grande que não ganha já é pressionado nos primeiros três meses de trabalho. Então, ele vale muito! Vale muito” – Cuca, técnico do Atlético
“Sabemos da força do Atlético, mas são 11 contra 11 tentando fazer o melhor para cada equipe. Estamos sonhando com o título. Seria muito importante para o clube e para nós. Vamos focar em fazer uma boa partida no sábado e trazer um bom resultado” – Elizari, meio-campista do América
Atlético x América: arbitragem
- Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa
- VAR: Wagner Reway