CAMPEONATO MINEIRO

Atlético sonha com feito alcançado apenas uma vez na história do Mineiro

Atlético pode ser o primeiro clube a conquistar sete Mineiros seguidos desde o América, na década de 1920; relembre

Compartilhe
google-news-logo

Para começar a temporada com o “pé direito”, o Atlético quer ampliar a hegemonia que tem construído em Minas Gerais nos últimos anos. A um dia do início da temporada, o Galo sonha com um feito alcançado apenas uma vez na história do Campeonato Mineiro.

O Atlético conquistou as últimas seis edições do Estadual. De 2020 a 2025, o clube se fez soberano no estado e não deu chance aos principais adversários.

Para construir a sequência, o Galo superou três clubes diferentes nas grandes decisões. Tombense, América (três vezes) e o arquirrival Cruzeiro (duas vezes) foram os times que lamentaram estes vices nos últimos anos.

O feito que o Atlético persegue

Agora, o Atlético tenta ser o segundo clube na história a conquistar sete títulos seguidos do Campeonato Mineiro. Aliás, o América foi além e ostenta até os dias atuais a maior sequência de taças do Estadual: foram dez consecutivas entre 1916 e 1925.

Naquela época, que marcou os primeiros anos do esporte bretão na capital mineira, o torneio era conhecido como Campeonato da Cidade de Belo Horizonte. Hoje, o período compreendido entre 1915 e 1932 é tido como fase amadora da competição.

A sequência do Coelho foi construída com autoridade. Atlético (cinco vezes), Sete de Setembro (duas vezes), Cruzeiro (antes Palestra Itália, duas vezes) foram os vices – a edição de 1925 não contou com um segundo colocado pelo regulamento.

Naturalmente, conquistar o Campeonato Mineiro de 2026 também faria com que o Galo estabelecesse sua maior sequência de troféus no Estadual. A atual divide o posto com a que foi construída entre 1978 e 1983.

As cinco maiores sequências de títulos do Campeonato Mineiro

  • 1ª – América: 10 (1916 a 1925)
  • 2º – Atlético: 6 (1978 a 1983 e 2020 a 2025)
  • 4º – Atlético: 5 (1952 a 1956)
  • 4º – Cruzeiro: 5 (1965 a 1969)

Outros objetivos do Atlético no Mineiro

O Atlético também quer subir no ranking dos clubes com mais títulos estaduais no Brasil. O líder disparado é o ABC, 57 vezes vencedor do Campeonato Potiguar.

O segundo colocado da lista é o Bahia, que venceu 51 vezes o Campeonato Baiano. O Galo divide a terceira posição deste “pódio” com o Paysandu, que tem 50 títulos do Campeonato Paraense.

O clube mineiro também quer manter o posto de dono da maior sequência vigente de títulos estaduais. No ano passado, o Internacional “colocou” o Atlético na liderança deste ranking ao encerrar série de sete taças do arquirrival Grêmio no Campeonato Gaúcho.

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, durante treinamento na Cidade do Galo(foto: Pedro Souza/Atlético)

Atlético no Campeonato Mineiro de 2026

Com o sonho de ser heptacampeão pela primeira vez, o Atlético estreia no Campeonato Mineiro de 2026 neste domingo (11/1), a partir das 18h, em duelo contra o Betim. A partida pela primeira rodada do Estadual será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte.

O Galo integra o Grupo A da competição, ao lado de Democrata-GV, Uberlândia e URT. Por regra de regulamento, portanto, o time alvinegro enfrentará América, Betim, Pouso Alegre, Tombense, Athletic, Cruzeiro, Itabirito e North na primeira fase do torneio – integrantes de outras chaves.

Compartilhe
google-news-logo