A bola vai rolar para o Atlético pela primeira vez na temporada. Com o objetivo de esquecer traumas recentes do passado, o Galo busca um ano melhor em 2026. O primeiro adversário alvinegro será o Betim, a partir das 18h deste domingo (11/1), na Arena MRV, em Belo Horizonte. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o jogo pela primeira rodada do Campeonato Mineiro: onde assistir, desfalques, prováveis escalações, declarações e muito mais.
O Atlético tenta, pela primeira vez em sua centenária história, conquistar sete títulos seguidos do Campeonato Mineiro. O clube é o atual hexacampeão da competição estadual, tendo vencido todas as edições desde 2020.
O Galo integra o Grupo A junto a Democrata-GV, Uberlândia e URT. Por regulamento, portanto, a equipe enfrentará América, Betim, Pouso Alegre, Tombense, Athletic, Cruzeiro, Itabirito e North, integrantes de outras chaves, na primeira fase.
O elenco do Atlético passou por mudanças nas últimas semanas. Desde o fim da temporada passada, deixaram o grupo: o goleiro Gabriel Átila, o lateral-direito Saravia, os laterais-esquerdos Guilherme Arana e Caio, o volante Fausto Vera e os atacantes João Marcelo e Isaac.
Em contrapartida, até então, o clube só anunciou a contratação do lateral-esquerdo Renan Lodi, mas tem outros três nomes acertados. São eles: o lateral-direito Ángelo Preciado, o meio-campista Maycon e o atacante Alan Minda.
A tendência é de que o técnico Jorge Sampaoli acione diversos jovens nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. A meta do Atlético, de toda forma, segue clara: erguer a taça e ampliar a soberania no estado.
Betim no Campeonato Mineiro
O Betim quer ir além da boa campanha que fez na estreia na elite do Campeonato Mineiro, em 2025. No ano passado, o “Guerreiro” foi o terceiro lugar do Grupo A, que também tinha Tombense e o próprio Atlético, com 15 pontos – tendo ficado próximo da disputa das semifinais.
Nesta temporada, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte ainda disputará a Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história. Até por isso, apostou em montagem criteriosa de elenco junto ao técnico Emerson Ávila, ex-Cruzeiro.
LEIA MAIS:
Atlético x Betim: onde assistir ao vivo
O jogo entre Atlético e Betim terá transmissão na televisão aberta e também por serviço de assinatura na televisão fechada (pay-per-view).
- Globo
- Premiere
Atlético x Betim: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Saiba quem deve iniciar jogando na Arena MRV.
Atlético
O técnico Jorge Sampaoli conta com diversos jovens e deve utilizar alguns deles como titulares em rodadas iniciais do Campeonato Mineiro. Nomes como o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Kauã Pascini, o meio-campista Mamady Cissé e o meia-atacante Mateus Iseppe são fortes candidatos neste sentido.
É impossível prever a escalação do Atlético para o duelo contra o Betim. De toda forma, o CSO Paulo Bracks adiantou que alguns jogadores do elenco principal não estarão à disposição em partidas iniciais em virtude do processo de recondicionamento físico.
Diante do cenário, há diversas possibilidades para a formação alvinegra contra o Guerreiro. A tendência é que atletas menos acionados em 2025 possam receber chances.
Há também expectativa pela estreia do lateral-esquerdo Renan Lodi com a camisa preta e branca. Já regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ele não atua desde julho do ano passado, mas está à disposição.
- Provável escalação do Atlético: Gabriel Delfim; Natanael (Luis Gustavo), Samuel Lima, Vitão e Kauã Pascini (Renan Lodi); Alexsander (Igor Toledo), Mamady Cissé e Reinier (Hendel Índio); Biel (Mateus Iseppe), Caio Maia (Murillo Cardoso) e Cadu (Cauã Soares)
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo), Ivan Román (fratura na mão direita) e Patrick Silva (lesão na coxa direita)
Betim
A escalação do Betim também é uma incógnita. O técnico Emerson Ávila fez vários testes com formações distintas nos últimos dias, conforme apurou o No Ataque, e adota mistério para enfrentar o Atlético.
Algumas certezas, de toda forma, já existem. Serão titulares o goleiro Jori, ex-América, o zagueiro Gabriel Marques e o atacante Erick Salles.
- Provável escalação do Betim: Jori; Danilo Lisboa, Jean, Gabriel Marques e Isaac Bryan; Diego Miticov, Riquelmy e Diego Jardel; Vitinho, Erick Salles e Paulo Henrique
- Pendurados do Betim: não há
- Desfalques do Betim: não há
Atlético x Betim: os personagens
- Paulo Bracks, CSO do Atlético: “O Sampaoli comanda o time no Campeonato Mineiro. Ele nem abriu possibilidade de ser diferente. A gente teve esse tema em novembro, e ele não abre mão. É o treinador, está comandando os treinos. Os jogadores estão divididos em grupo, não por categoria ou por perfil, mas por planejamento físico. (…) Eu acho que aí é a oportunidade de eles (os jovens) abraçarem, de a torcida abraçar e de a gente fazer esses jogadores performarem esse ano. Porque esses nomes foram selecionados pelo departamento de futebol.”
- Emerson Ávila, técnico do Betim: “Minha expectativa é a melhor possível. Começar um trabalho podendo participar da montagem do elenco e iniciar uma pré temporada é o desejo de todo treinador. Normalmente, chegamos aos clubes com o projeto já em andamento, na missão de conquistar resultados e ajustar a equipe durante as competições. No nosso caso tem sido diferente. Com o tempo a nosso favor, buscamos com critério a escolha do elenco, claro que dentro de nossas possibilidades, mas tendo como alvo o que queremos para uma equipe forte e competitiva, capaz de representar bem o Betim com qualidade e eficiência.”
Atlético x Betim: arbitragem
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Celso Luiz da Silva e Leonardo Henrique Ferreira
- VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira