O Atlético iniciou o Campeonato Mineiro de 2026 com um time misto. A maioria dos jogadores eram das categorias de base, mas alguns “veteranos” também fizeram parte do grupo.
Foram os casos dos zagueiros Junior Alonso e Vitor Hugo, do lateral-direito Natanael, do volante Alan Franco, do meia-atacante Reinier e dos atacantes Cuello, Rony e Cadu. Mas afinal, por que a comissão técnica escolheu esses atletas e não outros?
Não foi um critério exclusivo de tempo de jogo na temporada passada, já que alguns são considerados titulares e outros reservas. Mas é fato que o tempo de jogo também pesou na avaliação.
Foi o que revelou Diogo Alves, auxiliar técnico do Atlético, após o empate do alvinegro por 1 a 1 com o North, na quarta-feira (14/1), na Arena Credinor, em Montes Claros, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.
“Eu acredito que a nossa preparação foi construída lá em dezembro, quando conseguimos trabalhar esses três grupos de trabalho. Quando fizemos isso nós visamos principalmente ofertar minutos e oportunidades a jogadores que tiveram poucos minutos no ano passado, como Reinier, Gabriel Menino, que estava conosco”, explicou.
Condição física
Segundo Diogo, a divisão dos grupos também foi feita com base nas condições físicas de cada atleta. Enquanto os selecionados para iniciar a temporada estão mais acostumados ao alto volume de jogo, os demais focaram na pré-temporada para terem uma preparação melhor ao longo d e 2026.
“Outros jogadores que estão nesse grupo não estão vinculados à titularidade ou suplência, que são os casos de Alonso, de Alan Franco, Rony. Acreditamos que esses jogadores não precisam de preparações tão extensas, porque estão acostumados a jogar 60, 70 jogos na temporada”, explicou o auxiliar.
“O grupo que ficou lá, que muitas vezes imaginamos que seja um grupo especial, titular, isso é uma mentira. O grupo está lá porque tem jogadores mais velhos, que talvez não tiveram tempo de preparação grande, como o Ruan, e que precisavam de uma preparação mais extensa visando a temporada”, afirmou.
A divisão feita pelo Atlético
Jovens da base
- Kaio (goleiro)
- Vitão (zagueiro)
- Samuel (zagueiro)
- Luis Gustavo (lateral-direito)
- Pascini (lateral-esquerdo)
- Igor Toledo (volante)
- Cissé (volante)
- Índio (volante)
- Iseppe (meia)
- Murillo (atacante)
- Cauã Soares (atacante)
‘Veteranos’ relacionados nas primeiras rodadas
- Goleiros: Everson, Gabriel Delfim e Robert
- Zagueiros: Vitor Hugo e Junior Alonso
- Lateral: Natanael
- Meio-campistas: Alan Franco e Reinier
- Atacantes: Rony, Cuello e Cadu
Experientes que foram preservados
- Zagueiro: Ruan Tressoldi
- Lateral: Renan Lodi
- Meio-campistas: Alexsander, Gustavo Scarpa, Bernard e Igor Gomes
- Atacantes: Alan Minda, Hulk, Júnior Santos, Biel e Dudu
Lesionados
- Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo
- Ivan Román (zagueiro): fratura na mão direita
- Patrick Silva (volante): lesão na coxa direita
Próximo jogo do Atlético
Em terceiro lugar no Grupo A, com dois pontos, o Atlético enfrenta o Tombense na próxima rodada do Mineiro. A partida está marcada para às 18h de domingo (18/1), na Arena MRV.
O time alvinegro entrará em campo já com os principais atletas do elenco.