O clássico entre América e Atlético, disputado na noite desta quarta-feira (21/1), teve polêmica de arbitragem no primeiro tempo. Depois de o VAR sugerir revisão em um lance crucial do jogo na Arena Independência, em Belo Horizonte, a arbitragem anulou gol marcado pelo Galo no duelo pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
O lance ocorreu aos 37 minutos do primeiro tempo. O lateral-direito Ángelo Preciado, do Atlético, cruzou da linha de fundo direita para a área e viu o goleiro Gustavo, do América, soltar a bola após tentar agarrá-la.
No rebote, o atacante Tomás Cuello ficou livre de frente à meta e só teve o trabalho de empurrar para as redes, selando virada alvinegra no placar naquele momento. Apesar disso, o VAR liderado por Michel Patrick Costa Guimarães sugeriu revisão da jogada.
Isso porque, na disputa aérea, entendeu-se que Cuello fez carga com a mão esquerda nas costas de Gustavo, cometendo possível infração dentro da área. Foi também com essa interpretação que Murilo Francisco Misson Júnior anulou o tento do Galo.
O lance gerou irritação do técnico Jorge Sampaoli, e também de torcedores alvinegros nas redes sociais. Diversos mencionaram que a carga de Cuello só ocorreu porque o argentino também recebeu carga nas costas – esta do lateral-direito Léo Alaba, do Coelho.
Gol anulado em América x Atlético: assista ao lance
O Atlético chegou a marcar o 2º gol, porém após consulta no VAR o gol foi retirado.
Acharam falta no goleiro?pic.twitter.com/YtjJO03j4t— DataFut (@DataFutebol) January 22, 2026
A reclamação foi intensa no banco de reservas do Atlético após a anulação do gol. Sampaoli chegou a ser advertido com cartão amarelo pelo juiz do clássico por conta dos xingamentos que proferiu depois da decisão.