CAMPEONATO MINEIRO

As contas do Atlético para garantir vaga nas semifinais do Mineiro

Atlético depende de reação semelhante à de 2025 para avançar às semifinais do Mineiro; entenda a conta e as probabilidades

Compartilhe
google-news-logo

A quatro rodadas do fim da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético não ocupa a posição que almejava na competição. Em terceiro lugar no Grupo A do Estadual, o Galo agora faz contas para garantir vaga nas semifinais do Estadual.

Com escalações alternativas, o Atlético empatou os quatro primeiros jogos do Mineiro. Pouco inspirado no aspecto ofensivo, o Galo ficou em igualdades com Betim (1 a 1), North (1 a 1), Tombense (0 a 0) e América (1 a 1) nos quatro compromissos iniciais.

Os resultados deixaram o clube alvinegro na terceira posição do Grupo A, com quatro pontos – quatro a menos que a líder URT. O regulamento do torneio prevê o avanço dos líderes de cada chave e do vice-líder de maior pontuação às semifinais.

Neste momento, o segundo colocado de melhor desempenho está no Grupo B: o Pouso Alegre, que tem sete pontos e está a um do América.

As probabilidades do Atlético no Campeonato Mineiro, segundo a UFMG

  • Classificação para as semifinais: 26,8%
  • Rebaixamento: 10,1%
  • Liderança geral da primeira fase: 4,9%

Chance de vaga nas semifinais do Mineiro por pontuação, segundo a UFMG

  • 11 pontos: 2,2%
  • 12 pontos: 19,2%
  • 13 pontos: 52,7%
  • 14 pontos: 82,3%
  • 15 pontos: 96,2%
  • 16 pontos: 99,2%

As contas do Atlético por vaga nas semifinais do Mineiro

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula que o clube que alcançar 15 pontos terá 96,2% de chances de se classificar às semifinais do Campeonato Mineiro. Foi este o número que o No Ataque tomou como base para traçar o planejamento alvinegro na sequência da competição.

Com quatro compromissos ainda a disputar, o Atlético tem 12 pontos em jogo na primeira fase do Estadual. Para chegar aos 15, o Galo precisa somar outros 11 nesta reta final.

Sendo assim, portanto, a margem segura para que o time de Jorge Sampaoli avance ao mata-mata envolve vitórias em todos quatro últimos jogos da primeira fase. Um desafio de proporção expressiva para uma equipe que ainda não conseguiu entregar o esperado dentro das quatro linhas.

O cenário pode ser modificado, de toda forma, de acordo com o desempenho dos concorrentes do Grupo A. No ano passado, por exemplo, o Cruzeiro foi líder de sua chave no Estadual mesmo tendo somado “apenas” 11 pontos.

Outro cenário para o Atlético

Com 14 pontos, segundo a UFMG, a chance de classificação é de 82,3%. Para isso, o Atlético teria de somar outros 10 – por meio de três vitórias e um empate, por exemplo.

Próximo jogo do Atlético no Mineiro

Agora, o Atlético tenta estabelecer reação semelhante à que construiu em 2025. O primeiro desafio desta sequência é o mais difícil deles: clássico contra o arquirrival Cruzeiro pela quinta rodada.

A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte. A bola rolará para o jogo decisivo para o Galo às 18h deste domingo (25/1).

Os próximos jogos do Atlético no Campeonato Mineiro

  • 5ª rodada – Atlético x Cruzeiro – 25/1/26, às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte
  • 6ª rodada – Pouso Alegre x Atlético – 31/1/26, às 16h30, no Manduzão, em Pouso Alegre
  • 7ª rodada – Atlético x Athletic – 7/2/26, às 18h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte
  • 8ª rodada – Itabirito x Atlético – 14/2/26, às 16h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe
google-news-logo