O Atlético preparou festa na Arena MRV, em Belo Horizonte, para receber o primeiro clássico da temporada contra o Cruzeiro, neste domingo (25/1), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Na partida que marca o retorno da torcida celeste ao estádio, o Galo incendiou os mais de 30 mil alvinegros com um bandeirão, faixas e fogos.
Pouco depois que as equipes terminaram o aquecimento, o Galo Doido, mascote, entrou em campo em um buggy e chamou a torcida. Paralelamente a isso, o clube estendeu uma bandeira com ilustrada com torcedores e o seguinte escrito: “só a gente pode gritar Galo”. Na arquibancada, os alvinegros estenderam faixas pretas, brancas e amarelas. Quando os atletas entraram em campo, show de fogos na Arena MRV.
Atlético x Cruzeiro: volta das duas torcidas
Atlético e Cruzeiro haviam jogado para as duas torcidas pela última vez em outubro de 2023 – vitória da Raposa por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, alguns cruzeirenses vandalizaram espaços da Arena MRV. Paralelamente a isso, o clube alvinegro recebeu os rivais sem portas nos banheiros, por exemplo.
Pouco tempo depois, em janeiro de 2024, as gestões das equipes acordaram em partidas com torcida única. O acordo permaneceu em vigor por duas temporadas. Agora, no início de 2026, os clubes optaram por não renová-lo. Os cruzeirenses tiveram direito a 2.500 ingressos – carga abaixo dos 10% da capacidade previsto em regulamento, mas em conformidade com laudo da Polícia Militar.
Atlético e Cruzeiro no Mineiro
O Atlético, com quatro empates na bagagem, teme não avançar à fase final do Mineiro. O Galo soma quatro pontos no Grupo A e ocupa a terceira posição. O URT, com 11 pontos, lidera a chave. O Democrata-GV aparece em segundo, com sete. O Uberlândia, com três, fecha.
Outra questão que perturba o torcedor alvinegro é o retrospecto contra o rival na Arena MRV. Inaugurado em 2023, o estádio já recebeu seis clássicos entre Atlético e Cruzeiro: três vitórias celestes, dois empates e somente um triunfo do Galo – em abril de 2024, pelo Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro entrou na rodada em primeiro lugar do Grupo C, com seis pontos. Entretanto, o North venceu o Pouso Alegre e assumiu a ponta, pelo menos de forma momentânea. Vitória diante do Atlético devolve a liderança ao Cruzeiro, que acumula duas derrotas (para Pouso Alegre e Democrata-GV) e duas vitórias (contra Tombense e Uberlândia). Itabirito e Athletic, com quatro pontos, completam a chave, nessa ordem.
Próximos jogos de Atlético e Cruzeiro
O Atlético tem compromisso nesta quarta-feira (28/1), quando recebe o Palmeiras na Arena MRV, às 19h, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O próximo duelo pelo Estadual é no sábado (31/1), contra o Pouso Alegre, às 16h30, no Manduzão, pela sexta rodada.
O Cruzeiro volta a campo quinta-feira (29/1), às 21h30, contra o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A. No próximo domingo (1º/2), às 20h, os celestes jogam a sexta rodada do Mineiro, contra o Betim, na Arena Vera Cruz.