Recém-chegado ao Atlético, o meio-campista Maycon já conta com o prestígio do técnico Jorge Sampaoli. Nesse domingo (25/1), o ex-Corinthians ditou o ritmo do meio de campo alvinegro em vitória do Galo sobre o Cruzeiro (2 a 1), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, e recebeu diversos elogios do comandante argentino – que, inclusive, chegou a desistir de uma substituição em virtude da performance do jogador.
Sampaoli exaltou a atuação de Maycon contra a Raposa na Arena MRV, em Belo Horizonte. O treinador do Galo definiu o atleta como um jogador de “inteligência e hierarquia”.
“Maycon tem muita inteligência e muita hierarquia. Não está ainda como a gente quer fisicamente, mas (os reforços) estão somando muito a um grupo de jogadores que está trabalhando muito, em duplo turno todos os dias, e que vêm com uma carga importante por tudo o que está por vir pela frente”, iniciou em entrevista coletiva.
“Maycon muitas vezes se lançava como quinto homem para defender, às vezes se colocava como quinto para jogar. Como é um jogador tão inteligente, pode fazer isso bem. No começo do jogo, faltou ao time um pouco de construção no início do campo, porque não estávamos ganhando a profundidade que pedia o jogo”, prosseguiu.
“Taticamente, esteve perfeito”, elogia Sampaoli
Em outra resposta, Sampaoli revelou que desistiu de uma alteração quando o placar já apontava vantagem do Atlético justamente pela boa performance de Maycon dentro das quatro linhas. O argentino, de toda forma, valorizou também os desempenhos dos outros meio-campistas alvinegros, que jogaram mais avançados.
“Maycon fez uma partida muito inteligente. Creio que, taticamente, esteve perfeito. Em um momento, imaginei colocar um zagueiro a mais no final, porque eles colocaram um centroavante de área, mas como Maycon estava fazendo muito bem a função de quinto, entrando e saindo desta posição, preferi ganhar um meio-campista a mais na metade do campo”, analisou.
“Essa sensação de defender-nos com a bola nos deu a possibilidade inclusive de aumentar o placar, que para mim foi muito curto. Atlético gerou sete, oito chances muito claras de gol. Creio que isso teve a ver também com a capacidade dos meio-campistas de tomar as segundas bolas, de pressionar mais. Passou muito por isso”, completou Sampaoli.
Números de Maycon em Atlético x Cruzeiro*
- 97% de acerto nos passes
- 75% de acerto nos passes longos
- 3 desarmes
- 3 cortes
- 1 interceptação
*Fonte: SofaScore.
Maycon no Atlético
Depois de fazer história pelo Corinthians, Maycon foi contratado pelo Atlético no início desta temporada e assinou vínculo com o clube mineiro até dezembro de 2028. Cunhado do zagueiro Lyanco, o meio-campista de 28 anos já soma três partidas com a camisa preta e branca – mesmo sem estar em condições físicas ideais, como revelou o próprio Sampaoli.