CAMPEONATO MINEIRO

Betim no Campeonato Mineiro 2026: tabela, elenco, onde assistir e destaques

O Betim estreia neste domingo (11/1), como visitante, às 18h, na Arena MRV; o Time da Cidade enfrentará o Atlético

Compartilhe
google-news-logo

Sorte de principiante? Se depender do Betim, não. O estreante de 2025, que surpreendeu e fez boa campanha, tendo somado 15 pontos na primeira fase – com quatro vitórias, três empates e uma derrota -, e terminado em 3º lugar no grupo (a terceira melhor campanha do campeonato), tentará repetir o desempenho em 2026.

O ano será especial para a instituição, à medida que disputará pela primeira vez a Série D do Campeonato Brasileiro.

Fundado em 2019 (após substituir a antiga AMDH, fundada em 2008), o Betim consolidou-se rapidamente como uma força emergente ao ser campeão do Módulo 2 em 2024 e ter feito a sólida campanha supracitada no Módulo 1 em 2025.

Apesar da boa jornada, o Betim acabou “penalizado” pelo regulamento e terminou em terceiro no Grupo A, com 15 pontos (Tombense e Atlético, ambos com 16, avançaram às semifinais). O clube betinense somou mais pontos que os líderes dos outros dois grupos (o América fez 13 pontos no Grupo B e o Cruzeiro fez 11 no Grupo A).

No Troféu Inconfidência, perdeu nos pênaltis para o Uberlândia e encerrou o estadual na sétima posição geral.

Betim contará com “nova” casa

Com o apoio da Federação Mineira de Futebol (FMF), o Betim realizou reformas na Arena Vera Cruz para disputar o Campeonato Mineiro de 2026. Anteriormente, o clube havia constatado que a ‘insegurança de questões operacionais’ iria impossibilitar atuação no estádio.

Uma das principais mudanças perpassou pela capacidade de público. Isso porque o clube precisa atuar em um local cuja capacidade seja superior a 4 mil pessoas para os compromissos pela Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro (a partir das quartas de final). A Arena Vera Cruz comportava no máximo 3 mil espectadores.

O retorno à Arena Vera Cruz é simbólico para o clube. O complexo esportivo passou por um intenso processo de modernização, com vídeos divulgados pelo clube mostrando melhorias significativas no gramado e no sistema de drenagem, além da instalação de um campo de grama sintética, novas salas multiuso, vestiários e três cabines de imprensa.

Durante o período de obras, o elenco principal realizou pré-temporada no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas. Agora, com a estrutura pronta e departamentos de saúde e performance modernizados, o time espera converter o investimento estrutural em pontos na tabela.

Jogadores do Betim em treino no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas

Treinador ex-Cruzeiro é trunfo para a campanha

O técnico Emerson Ávila retornou ao Betim e é um nome familiar à torcida, haja vista que esteve à frente da equipe em 2020 e 2021. Ele chega com a responsabilidade de guiar o Time da Cidade em um ano que promete ser histórico, considerando a primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro.

Entre 2007 e 2017 o treinador passou pelo Cruzeiro, como técnico das categorias de base e auxiliar técnico. Para além disso, foi vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2007, pelo Ipatinga, e comandou a Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-20, entre 2010 e 2013.

Em entrevista ao No Ataque, o comandante do Betim esmiuçou algumas questões atinentes à preparação do clube para o Campeonato Mineiro.

Permanência na elite do futebol mineiro é o principal objetivo

Emerson foi comedido nos prognósticos para o Betim no Campeonato Mineiro de 2026. Para o treinador, o objetivo principal da equipe é se manter na elite do futebol mineiro.

“A meta inicial, não só do Betim, mas de qualquer clube, principalmente os clubes do interior, é a permanência na Primeira Divisão do Mineiro, o primeiro ponto é esse. À medida que se vai conquistando etapas, vencendo partidas, pode-se buscar novos desafios, como chegar nessa semifinal. Mas o primeiro passo é óbvio: nos afastar da zona de rebaixamento, buscar vitórias para que o grupo ganhe confiança, e quem sabe, buscar coisas melhores dentro da competição.”, alertou.

Preparação precoce e fator casa: trunfos do Betim

O comandante do Betim foi enfático ao explicitar dois fatores que podem servir como trunfos para uma boa campanha da equipe no estadual: o longo período de preparação e a força como mandante na Arena Vera Cruz.

“Estamos trabalhando forte há mais de um mês. Iniciamos a pré-temporada ainda em novembro. Esperamos fazer uma boa competição e vencer partidas, principalmente nas que temos o mando de campo na Arena Vera cruz, em Betim. Estamos muito preparados e prevenidos para as dificuldades que o campeonato vai nos oferecer”, comentou.

Modelo de jogo competitivo e versátil

Segundo o ex-treinador da Seleção Sub-17, o Betim apresentará um modelo de jogo competitivo, que preza pela posse de bola. No entanto, uma das virtudes buscadas pela comissão técnica baseia-se na versatilidade da equipe e na possibilidade de adaptação aos diferentes contextos que o torneio pode apresentar.

“O torcedor verá em campo um time muito competitivo, um time que busque jogar sempre, sem medo do adversário, querendo realmente fazer um jogo para ter a bola. Mas estaremos preparados para enfrentar adversários de níveis diferentes dentro e fora de casa, em algumas situações um pouco diferentes. Não podemos ser uma equipe muito previsível”, afirmou.

Dificuldades na montagem do elenco e favoritismo para os clubes da capital

Emerson teceu comentários sobre a dificuldade na montagem do elenco para a disputa do estadual. Para ele, o investimento dos clubes do interior esbarram nas dificuldades financeiras e na forte competitividade de outros grandes centros econômicos do futebol brasileiro, como São Paulo.

O treinador salientou que os reforços foram projetados para ajudar não só no Mineiro, mas também nos demais desafios que serão enfrentados ao longo da temporada.

“Fomos buscar atletas que pudessem compor o nosso modelo de jogo dentro das necessidades da equipe, dentro das nossas possibilidades financeiras. Para um clube do interior de Minas é difícil contratar atletas altamente qualificados, porque esses normalmente têm um salário mais elevado e têm outras expectativas, como disputar o Campeonato Paulista, que é um campeonato que é mais atrativo. Buscamos no mercado atletas que pudessem nos satisfazer não só para o Campeonato Mineiro mas também para toda a temporada”, disse.

Para além disso, o técnico apontou como favoritos os clubes da capital, de maneira que, sob a ótica da comissão técnica betinense, o Time da Cidade correrá por fora.

“Temos que destacar a força dos times da capital, acho que América, Atlético e Cruzeiro, sempre que entrarem no Campeonato Mineiro, serão os favoritos para a conquista do título”.

Emerson Ávila, treinador do Betim

Possíveis destaques do Betim

Apesar de ter se reforçado massivamente, grande parte dos destaques do Betim são remanescentes da boa ampanha de 2025, como o meia Diego Jardel e o atacante Paulo Henrique.

Reforços com passagens por clubes da capital robustecem o elenco

O Time da Cidade contará com reforços que passaram pelos três principais clubes de Belo Horizonte (América, Atlético e Cruzeiro).

América

Do América chegou o goleiro Jori, de 29 anos, que não teve o contrato renovado no Coelho, após ingressar na equipe em 2012 e ter estreado entre os profissionais em 2018. Ao longo da trajetória, disputou 58 partidas.

Atlético

Após passagem pelo Atlético, chegou ao Betim o meio-campista Vitinho. O jogador de 21 anos rescindiu com o Galo em outubro de 2025 após passagem pelo Rigas-FS, da Letônia. Vitinho chegou ao sub-14 do Atlético em 2018. Ele disputou apenas dois jogos pelo profissional do clube, sendo a estreia na temporada 2024 e um no começo de 2025, no empate por 0 a 0 com o Aymorés, pelo Campeonato Mineiro. 

Cruzeiro

O primeiro reforço do Betim para 2026 foi revelado no Cruzeiro. Trata-se do goleiro Denivys, de 24 anos, que estava no União Santarém-POR e também tem passagens por Athletic e Atlético Goianiense. Ele disputará posição com Jori, que chegou do América.

Além de Denivys, o Betim ainda conta com mais três atletas que passaram pela Raposa: Danilo Lisboa, DIego Miticov e Riquelmy.

Tabela do Betim no Campeonato Mineiro de 2026

Sorteado no Grupo B, ao lado de América, Pouso Alegre e Tombense, o Betim terá uma tabela desafiadora, enfrentando apenas adversários das outras chaves. A estreia na competição será uma prova de fogo: o time visita o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, no dia 11 de janeiro, às 18h.

Dessa forma, o jogo contra o Uberlândia, no dia 14, ganha ares de decisão por ser o reencontro com a torcida após a estreia fora de casa. A sequência da equipe inclui ainda jogos contra North (fora), URT (casa), Athletic (fora), Cruzeiro (casa), Itabirito (casa) e Democrata-GV (fora).

Betim somou 15 pontos na primeira fase do Mineiro - (foto: Yuri Laurindo e Pedro Vale/Betim Futebol)
Betim somou 15 pontos na primeira fase do Mineiro de 2025(foto: Yuri Laurindo e Pedro Vale/Betim Futebol)

Betim Futebol

  • Data de fundação: 2019
  • Estádio: Arena Vera Cruz
  • Meta no campeonato: permanência no Módulo 1.
  • Técnico: Emerson Ávila
  • Reforços: Denivys, Jori, Elzo Pereira, Johan, Victor Hugo, Gabriel Marques, Daniel Alves, Diego Silva, Jean, João Fuhr, Talisson, Danilo Belão, Danilo Lisboa, Victor Hugo, Isaac Bryan, Pedro Henrique, Arthur Simões, Gabriel Nunes, Luiz Felipe, Vitinho, Cauã Marangoni, Victor Hugo Batista, André Sion, Bruno Menezes, Ezequiel Bento, João Magno, Maycon Rangel, Paulo Victor, Victor Michel e Wesley Passos.
  • Destaques: Jori, Diego Jardel e Paulo Henrique.
  • Posição no último Estadual: Terceiro colocado no Grupo A (terceira melhor campanha geral da fase de grupos).

Grupo de jogadores

  • Goleiros: Denivys, Jori, Elzo Pereira, Johan e Victor Hugo;
  • Zagueiros: Gabriel Marques, Daniel Alves, Diego Silva, Jean, Joao Fuhr, Talisson;
  • Laterais-direitos: Danilo Belão, Danilo Lisboa e Victor Hugo;
  • Laterais-esquerdos: Isaac Bryan, Pedro Henrique e Arthur Simões;
  • Meio-campistas: Diego Miticov, Gabriel Nunes, Luiz Felipe, Riquelmy, Vitinho, Caua Marangoni
    Diego Jardel, Victor Hugo Batista;
  • Atacantes: André Sion, Bruno Menezes, Erick Salles, Ezequiel Bento, Joao Magno, Maycon Rangel, Paulo Victor, Victor Michel, Wesley Passos e Paulo Henrique.

    Time titular: Jori; Danilo Lisboa, Jean, Talisson e Isaac Bryan; Diego Miticov, Riquelmy e Diego Jardel; Vitinho, Erick Salles e Paulo Henrique.

Onde assistir aos jogos do Betim no Mineiro

O Estadual será transmitido pela TV Globo, tanto pela TV aberta, quando pela GeTV (YouTube) – ambos com um jogo por rodada na primeira fase da competição. Ainda, a Sportv transmitirá toda a competição. Por sua vez, o Premiere exibirá as partidas do Atlético, Cruzeiro e América.

Grupos do Campeonato Mineiro 2026

Grupo A 

  • Atlético
  • Uberlândia
  • Democrata
  • URT

Grupo B

  • América
  • Tombense
  • Betim
  • Pouso Alegre

Grupo C

  • Cruzeiro
  • Athletic
  • Itabirito 
  • North
Compartilhe
google-news-logo