CRUZEIRO

Cruzeiro: qual formação tática Larcamón deve usar na estreia do Mineiro

Larcamón deu indícios de qual será a formação tática do Cruzeiro no duelo contra o Villa Nova, no Castor Cifuentes, pela estreia do Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

O técnico Nicolás Larcamón chegou ao Cruzeiro carregado de expectativas positivas a respeito de seu estilo de jogo impositivo. O argentino, que ficou conhecido por ser capaz de tornar os jogadores mais versáteis em campo, deu indícios de como deve ser a formação tática do time para o primeiro compromisso da temporada, contra o Villa Nova, nesta quarta-feira (24/1), às 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Larcamón ficou marcado na carreira por montar equipes com três zagueiros, dois laterais, dois volantes, um meia e dois atacantes nos clubes pelo qual passou, principalmente no México. Porém, ele deve abrir mão dessa preferência no Cruzeiro.

Nos primeiros dias de trabalho na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, Nico se rendeu ao tradicional 4-3-3. Na vitória cruzeirense por 2 a 1 no jogo-treino contra o Itabirito, no CT celeste, nessa quinta-feira (18/1), ele esboçou a provável formação a ser usada já na estreia do Campeonato Mineiro.

Nicolás iniciou a atividade com Rafael Cabral, William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon na linha de defesa. Nem mesmo a primeira substituição do treinador desestruturou a formação. O argentino colocou Lucas Oliveira na vaga de Zé ainda no primeiro tempo da atividade.

Já o time que fechou o duelo também manteve a estrutura, apesar de ter tido uma improvisação na lateral-esquerda. Larcamón mandou a campo Anderson, Wesley Gasolina, Oliveira (Ruan Santos), João Marcelo e Helibelton Palacios.

Filosofia de Larcamón no Cruzeiro

Apesar de Larcamón já ter dado pistas da formação tática ideal para o Cruzeiro, Zé Ivaldo desconversou despistou sobre como o time jogará. Em entrevista, o zagueiro, que foi o primeiro reforço para a temporada de 2024, afirmou que o comandante celeste ainda não definiu o estilo que será usado.

“Ele (Larcamón) ainda não escolheu um esquema tático, está tentando adaptar o seu jeito e estamos fazendo de tudo para se encaixar. Ele vai rodando. Um dia eu treino na direita, outro o Neris, outro dia estou na esquerda. E assim vamos adaptando todos”, iniciou.

“Ele está trabalhando em várias partes do campo, não só na saída de bola. Ele gosta que nós zagueiros tenhamos liberdade para construir jogadas e isso facilita demais. Os zagueiros que temos no elenco têm condição de conduzir a bola e achar passe, então ele vem trabalhando isso. Quem for escolhido estará respondendo bem, e durante os treinamentos ele também pede muito a marcação. Vamos demonstrar isso no decorrer dos jogos”, completou.

Zé Ivaldo ficou marcado no Cruzeiro por integrar um sistema defensivo muito sólido em sua primeira passagem. Ao lado dos zagueiros Eduardo Brock e Lucas Oliveira, ele foi fundamental no esquema de Paulo Pezzolano durante o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.

Compartilhe