Após terminar a última temporada em alta pela classificação à Copa Sul-Americana, o Cruzeiro já tem traçado seu primeiro objetivo para 2024. A Raposa tem como meta encerrar o jejum de quatro anos sem o título do Campeonato Mineiro.
Pensando em alcançar esse propósito e também nas demais competições ao longo do ano, o Cruzeiro passou por grande reformulação. Apesar de ter conseguido retornar a um torneio internacional, o clube reconheceu a necessidade de um refino técnico no elenco. Foram nove saídas e seis chegadas de novos jogadores.
O último título estadual do Cruzeiro foi em 2019, ano marcado pelo rebaixamento do time estrelado à Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, para erguer a taça, os celestes derrotaram o Atlético por 2 a 1, no Mineirão, no jogo de ida da final, e seguraram o empate por 1 a 1, no Independência, na partida de volta.
Desde então, o Cruzeiro só conseguiu chegar à decisão do Estadual em 2022. Em 2020, a Raposa sequer chegou às semifinais. Já em 2021, parou na semi diante do América. O mesmo se repetiu no ano passado.
Cruzeiro no Mineiro
Embora tenha a ambição do título, o Cruzeiro usará o Mineiro como preparação para as demais competições. O torneio servirá para Nicolás Larcamón conhecer melhor o estilo de jogo dos atletas e testar as peças à disposição. Essa estratégia foi confirmada pelo próprio treinador argentino.
“Uma das chaves para o êxito na temporada é uma estratégia de equilíbrio lógico. O importante é iniciar bem o processo desde o início gerando uma boa imagem e relação com a torcida nas primeiras competições”, disse.
“Também temos que entender que a parte mais exigente e relevante está daqui a alguns meses. Essa busca de um equilíbrio e estratégia inteligente para encarar o Estadual e chegar aos torneios mais importantes com muita consistência de rendimento e condição dos jogadores. É equilibrar de forma inteligente”, completou.
Assim como Larcamón, Zé Ivaldo vislumbra títulos para o Cruzeiro em 2024. O zagueiro, que foi campeão da Série B de 2022 com o clube celeste, foi o primeiro reforço anunciado para a atual temporada.
“Temos quatro competições (Campeonato Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana) e vamos entrar para ganhar todas. O Mineirão com nossa torcida é uma força a mais. Vamos trabalhar forte para ganhar todas as competições que estivermos”, projetou.
O Cruzeiro está no Grupo A do Mineiro ao lado de Ipatinga, Itabirito e Tombense. Na fase classificatória, a Raposa enfrentará em turno único os outros oito participantes, que se dividem em chaves B (Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova) e C (América, Athletic, Patrocinense e Democrata-GV).
O regulamento do Estadual prevê que o líder de cada grupo avance ao mata-mata. O outro classificado será o melhor segundo colocado. Semifinais e final serão definidas em partidas de ida e volta.
Time de Larcamón
Dentro de campo, Larcamón já deu indícios da formação do Cruzeiro para a estreia contra o Villa Nova, nesta quarta-feira (24/1), às 19h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. O treinador comandou o time na vitória por 2 a 1 sobre o Itabirito, na Toca 2, na última quinta-feira (18/1), em um jogo-treino.
Contudo, é provável que o comandante faça algumas mudanças em relação aos 11 jogadores que iniciaram a atividade no CT cruzeirense. Muitos atletas deixaram boas impressões no treino preparatório.
O Cruzeiro começou o duelo com Rafael Cabral; William, Neris, Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Robert, Juan Dinneno e Rafael Elias.
Dos seis reforços contratados, apenas o atacante Gabriel Veron não participou do jogo-treino. O jovem de 21 anos ainda faz trabalhos específicos para reparar desequilíbrios musculares e pode ficar de fora da estreia.
Larcamón também não conta com cinco jogadores para a estreia em virtude de problemas físicos. São eles: os volantes Ramiro (lesão no joelho direito) e Machado (lesão na coxa esquerda); o meia Mateus Vital (trauma no pé esquerdo); e os atacantes Wesley (lesão no ombro esquerdo) e Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo).
Ficha do Cruzeiro
- Data de fundação: 2 de janeiro de 1921
- Estádio onde mandará os jogos: Mineirão
- Meta no Mineiro: voltar a ser campeão
- Posição no último estadual: eliminado na semifinal
- Técnico: Nicolás Larcamón
- Provável time titular: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Robert, Arthur Gomes e Juan Dinenno.
Reforços
- Léo Aragão (goleiro)
- Zé Ivaldo (zagueiro)
- Lucas Romero (volante)
- Gabriel Veron (atacante)
- Juan Dinenno (centroavante)
- Rafa Silva (centroavante)
Saídas de jogadores
- Gabriel Mesquita (goleiro)
- Luciano Castán (zagueiro)
- Weverton (zagueiro)
- Matheus Jussa (volante)
- Nikão (meia)
- Bruno Rodrigues (atacante)
- Paulo Vitor (atacante)
- Gilberto (atacante)
- Stênio (atacante)
Elenco para 2024
- Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Léo Aragão
- Zagueiros: Neris, Lucas Oliveira, João Marcelo, Zé Ivaldo e Ruan Santos
- Laterais-direitos: William, Helibelton Palacios e Wesley Gasolina
- Laterais-esquerdos: Marlon e Kaiki
- Volantes: Lucas Silva, Filipe Machado, Ramiro, Ian Luccas, Fernando Henrique, Henrique Rodrigues e Lucas Romero
- Meias: Mateus Vital, Matheus Pereira e Japa
- Atacantes: Wesley, Rafael Elias, Arthur Gomes, Rafael Bilu, Fernando, Robert, João Pedro, Rafa Silva, Juan Dinenno e Gabriel Veron