Ficou evidente que Nicolás Larcamón fará vários testes antes de definir o time principal do Cruzeiro para a sequência da temporada. O treinador argentino não teve medo de arriscar na estreia e colheu os louros ao sair de campo vitorioso diante do Villa Nova. A Raposa bateu o Leão por 2 a 1, nessa quarta-feira (24/1), no Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Larcamón ficou conhecido em seus últimos trabalhos, principalmente no México, por escalar jogadores que sabem atuar em mais de uma função em campo. E é assim que deve seguir o ‘projeto Cruzeiro’.
Diante do Villa, ele já fez improvisações com variações táticas. Ele colocou o lateral-direito Helibelton Palacios como zagueiro, o atacante Arthur Gomes como ala-direito e, por fim, o lateral-direito Wesley Gasolina como ponta-esquerda. O argentino ainda deu chances a alguns jovens da base durante o duelo.
“Estamos um momento do ano em que se dá para testar. Depois vai ser difícil ter essa oportunidade de ver qual o potencial tem os jogadores, sobretudo os jovens, os de base. Muito feliz por João (Pedro), por Ian Luccas, por Japa e uma menção à equipe sub-20 que alcançou a final da Copinha”, disse após a partida.
João Pedro foi a aposta mais certeira de Larcamón. O jovem atacante de 20 anos entrou na vaga de Juan Dinenno, autor do primeiro gol, na reta final do segundo tempo, e marcou o tento da vitória celeste.
Larcamón improvisou Wesley Gasolina
Gasolina também teve papel fundamental no triunfo cruzeirense. O lateral, que não atuava há 11 meses devido a uma cirurgia no joelho direito, foi acionado como ponta-esquerda. Embora tenha tido dificuldades para chegar à frente nos primeiros lances, participou diretamente do segundo gol celeste.
Aos 48 minutos da etapa final, o camisa 2 recebeu passe de Matheus Pereira e lançou de cabeça para João Pedro marcar o tento da vitória. O que chamou atenção no lance foi a rápida movimentação de Gasolina para ter condição de servir o companheiro dentro da área.
De acordo com Larcamón, o uso de Gasolina no ataque foi algo planejado em detrimento das opções que tinha à disposição para o confronto. A avaliação do desempenho do atleta foi bem positiva.
“São situações. Kaiki está na Seleção Brasileira, temos alguns jogadores do sub-20 na Copinha que poderiam fazer isso. Nossos jogadores têm que ter essa versatilidade, o futebol moderno exige. Wesley (Gasolina) era um jogador que há muito tempo não jogava, que a exigência é maior, trabalhou para a equipe e fez a jogada do gol da vitória. Muito feliz com sua entrada também”, explicou.
Próximo jogo do Cruzeiro
Larcamón terá dois dias para preparar o time do Cruzeiro que entrará em campo diante do Athletic, pela segunda rodada do Estadual. Os times se enfrentarão neste sábado (27/1), às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Uma provável mudança na equipe, até para preservar os jogadores de um possível desgaste físico pelo pouco tempo de recuperação, é a entrada do zagueiro Zé Ivaldo na vaga de Palacios. No entanto, a mexida só será confirmada no dia do jogo.