O atacante Jonathas, autor do gol do Athletic sobre o Cruzeiro neste sábado (27/1), já foi campeão pelo time celeste. E faz tempo: o troféu foi conquistado no longínquo ano de 2007.
O experiente jogador de 34 anos abriu o placar no empate por 1 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O lateral-direito Wesley Gasolina deixou tudo igual.
Jonathas fez as categorias de base justamente na Toca da Raposa. Em 2006, estreou na equipe profissional, mas voltou ao time sub-20 no ano seguinte para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
E a estratégia deu certo. Jonathas foi titular e peça importante na campanha que levou o Cruzeiro ao único título na Copinha.
Jonathas fez cinco gols na competição – foi o vice-artilheiro da Raposa, atrás apenas do meia-atacante Guilherme, que marcou sete vezes. Além disso, o atual jogador do Athletic converteu um pênalti na disputa contra o São Paulo na final.
Ainda garoto, Jonathas teve poucas chances no time de cima na temporada seguinte. Sem espaço, foi emprestado ao Villa Nova.
Depois, transferiu-se ao Az Alkmaar, da Holanda. Rodou ainda por Itália, Espanha, Rússia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Índia ao longo da carreira.
No Brasil, passou por Corinthians, Náutico e Inter de Limeira até que, finalmente, acertou com o Athletic no início de 2024. E o primeiro gol no novo clube é justamente em cima daquele que o revelou.