Cruzeiro e Athletic vão em busca da segunda vitória no Campeonato Mineiro. As equipes se enfrentam neste sábado (27/1), às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela segunda rodada do Estadual. O No Ataque traz abaixo as principais informações do duelo: onde assistir, prováveis escalações e muito mais.
A Raposa estreou com triunfo em 2024. O Cruzeiro bateu o Villa Nova por 2 a 1, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, nessa quarta-feira (24/1), e somou os primeiros três pontos no Grupo A. O Itabirito é o líder da chave com a mesma pontuação, mas com saldo de gols melhor (dois contra um).
O Athletic também fez bonito no primeiro jogo. Com gol nos acréscimos da etapa final, o Esquadrão de Aço venceu o Ipatinga por 2 a 1, no Joaquim Portugal, em São João del-Rei, na quarta-feira (24/1). O resultado deixou o clube do interior na segunda posição do Grupo C, liderado pelo América, com três pontos e seis gols de saldo.
Jogo na Arena do Jacaré
A partida contra o Athletic não poderá ser disputada em Belo Horizonte em função da suspensão imposta ao Cruzeiro pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). O órgão puniu o clube celeste pelo arremesso de objetos e uma bomba no gramado do Independência durante o empate por 1 a 1 com o Atlético, na quinta rodada do Mineiro do ano passado.
Sendo assim, o Cruzeiro seguiu o Regulamento Geral de Competições (RGC), da Federação Mineira de Futebol (FMF), e escolheu uma ‘praça’ localizada a mais de 50 quilômetros de distância de Belo Horizonte.
Cruzeiro x Athletic: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto entre Cruzeiro e Athletic terá três opções: o jogo será transmitido na TV Globo (TV aberta), no Premiere (pay-per-view) e no SporTV (canal fechado).
Cruzeiro x Athletic: prováveis escalações
Cruzeiro
A primeira escalação de Nicolás Larcamón à frente do Cruzeiro surpreendeu boa parte da torcida e da própria imprensa. O treinador argentino colocou em prática o sistema com três zagueiros na vitória celeste por 2 a 1 sobre o Villa Nova, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, nessa quarta-feira (24/1).
Para impor o estilo, Nico improvisou jogadores em três posições. Ele colocou o lateral-direito Helibelton Palacios e o lateral-esquerdo Marlon ao lado de Neris na defesa. O atacante Arthur Gomes, substituído pelo lateral-direito Wesley Gasolina no segundo tempo, caiu pela ponta esquerda.
A formação arrojada deve ser mantida para a partida contra o Athletic, mas com alterações em algumas posições. Larcamón deve promover a entrada do zagueiro Zé Ivaldo na vaga de Palacios, que teve duas falhas no jogo.
Baixas no Cruzeiro
Lucas Romero passa por trabalhos de força e equilíbrio muscular antes de fazer sua reestreia com a camisa do Cruzeiro. O volante não teve lesão constatada, mas segue se preparando no departamento médico do clube. Ele apresentou problemas físicos logo depois do jogo-treino contra o Itabirito, na semana passada.
Já Gabriel Veron vive situação mais delicada. O jovem atacante de 21 anos, que fazia o mesmo preparativo de Romero, sofreu um trauma no pé direito durante os treinos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, e terá que passar por cirurgia. O tempo de recuperação não foi estipulado pelo clube.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Palacios), Neris e Marlon; William, Lucas Silva, Japa, Matheus Pereira e Arthur Gomes; Robert e Juan Dinenno
- Desfalques do Cruzeiro: Kaiki (convocado para a Seleção Brasileira Pré-Olímpica), Lucas Romero (transição física), Ramiro (transição física), Filipe Machado (transição física), Gabriel Veron (lesão no pé direito), Rafael Elias (lesão no ombro direito), Wesley (lesão no ombro esquerdo) e Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles direito)
Athletic
O Athletic chega para o confronto contra o Cruzeiro embalado pela vitória por 2 a 1 sobre o Ipatinga, no Joaquim Portugal, em São João del-Rei, na estreia do Mineiro. O time comandado pelo técnico Rodrigo Santana deve ser o mesmo da primeira rodada do torneio.
- Provável escalação do Athletic: Jefferson; Douglas Silva, Danilo, Edson e Yuri; Diego Fumaça, Wallisson e David Braga; Wellington Torrão, Alason e Jonathas
- Desfalques do Athletic: nenhum.
Cruzeiro x Athletic: personagens
Rodrigo Santana, treinador do Athletic: “A gente estava um pouco improvisado (contra o Ipatinga), a gente tinha dois laterais-direitos, às vezes foge um pouco da característica dos jogadores. A gente pecou um pouquinho ali, mas pode ser pela ansiedade da estreia também. Acredito que passando a ansiedade da estreia, corrigindo o último terço do campo, a gente consegue ficar melhor na partida”.
Juan Dinenno, atacante do Cruzeiro: “A expectativa é muito alta para o nosso primeiro jogo em casa mesmo em um campo alternativo, que estará cheio com nossa torcida. Estou muito feliz por viver essa experiência e espero que seja uma grande partida para mostrar dentro de campo o que a torcida quer ver”.
Cruzeiro x Athletic: arbitragem
- Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
- Assistente 1: Fernando Nandrea Gomes Antunes
- Assistente 2: Pablo Almeida Costa
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira