
Novo camisa 9 do Cruzeiro, Juan Dinenno chegou ao time com a missão de solucionar um dos principais problemas em 2023: a falta de um centroavante decisivo. Artilheiro por onde passou, o argentino terá importante teste já no terceiro jogo pela Raposa, neste sábado (3/2), contra o Atlético, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Dinenno já disputou muitos clássicos ao longo da carreira. No Pumas, clube do México em que o atacante é ídolo, ele era considerado carrasco de um dos maiores rivais da equipe, o Cruz Azul. Em contrapartida, contra outro grande rival, o América, o argentino não tem bons números.
No geral, o centroavante do Cruzeiro apresenta boa média de gols em clássicos. Contudo, os resultados não são tão bons – no total, foram mais derrotas que vitórias.
Clássicos de Dinenno na carreira
O levantamento considera 30 clássicos disputados pelo atacante de 29 anos na carreira, por três equipes: Pumas, Deportivo Cali, da Colômbia, e Barcelona de Guayaquil, do Equador. Ele não jogou grandes clássicos nos outros times (Racing, Temperley, Aldosivi e Deportivo Cuenca).
Os confrontos levados em conta foram:
- Pumas x Cruz Azul e Pumas x América – Pumas, Cruz Azul e América são os três maiores times da Cidade do México e possuem grande rivalidade entre si
- Deportivo Cali x América de Cali – a grande rivalidade da cidade de Cali.
- Barcelona de Guayaquil x Emelec – a grande rivalidade da cidade de Guayaquil
Retrospecto geral de Dinenno em clássicos
- 11 gols em 30 jogos – média de 0,37 gol por partida
- 11 vitórias, seis empates e 13 derrotas – 43% de aproveitamento
Juan Dinenno em clássicos pelo Pumas
- Contra o América: 10 jogos, um gol. Uma vitória, cinco empates e quatro derrotas (20% de aproveitamento)
- Contra o Cruz Azul: 11 jogos, seis gols. Cinco vitórias, um empate e cinco derrotas (48% de aproveitamento)
O Cruz Azul é o time que Juan Dinenno mais vezes enfrentou na carreira e também o time em que ele mais marcou gols.
Quatro dos seis gols que ele fez contra o grande rival estão marcados de forma especial na memória do torcedor do Pumas. Dois foram em vitória por 2 a 1 na semifinal da Liga dos Campeões da Concacaf de 2022 e garantiram à equipe classificação para a final da competição. Os outros dois foram na goleada por 4 a 0 pela semifinal do Campeonato Mexicano Apertura de 2020 e também ajudaram a levar o Pumas para a grande decisão do torneio.
Juan Dinenno em clássicos pelo Deportivo Cali
- Contra o América de Cali: seis jogos, três gols. Três vitórias e três derrotas (50% de aproveitamento)
Juan Dinenno em clássicos pelo Barcelona
- Contra o Emelec: três jogos, um gol. Duas vitórias e uma derrota (67% de aproveitamento)
Dinenno marcou na estreia pelo Cruzeiro
O atacante argentino marcou o primeiro gol com a camisa celeste logo na estreia dele, contra o Villa Nova, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, no estádio Castor Cifuentes.
Bastaram 28 minutos e um chute para Dinenno balançar a rede pelo Cruzeiro. O tento abriu o placar para a vitória por 2 a 1 da equipe.
O centroavante foi titular nos dois jogos que fez pelo time estrelado. Além da partida contra o Villa, jogou contra o Athletic (empate por 1 a 1). Contra o time de São João del-Rei, Dinenno não fez gol.
Diante do Atlético, a tendência é que o argentino siga na escalação inicial do técnico Nicolás Larcamón.