O zagueiro João Marcelo parece ter ganhado de vez a preferência do torcedor do Cruzeiro após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no último sábado (3/2), pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Ele fez atuação bastante segura no clássico e colocou um dúvida na cabeça do técnico Nicolás Larcamón para a sequência da temporada.
Essa foi a primeira partida do defensor pela Raposa na temporada. João havia sido relacionado para os outros dois jogos do Cruzeiro no Estadual, mas ficou na reserva e não foi acionado em nenhum deles.
João Marcelo só esteve entre os titulares contra o Atlético devido à suspensão de Neris, que foi expulso no empate por 1 a 1 com o Athletic, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Depois do empréstimo de Lucas Oliveira para o Real Valladolid, da Espanha, ele passou a ser a opção mais óbvia para o setor.
E a alteração deu muito certo. O jovem de 23 anos formou trio de zaga com Zé Ivaldo e Marlon e teve ótimas estatísticas individuais, surpreendendo até mesmo Larcamón.
Atuação segura no clássico
De acordo com o SofaScore, aplicativo especializado em estatísticas, João Marcelo teve papel fundamental no setor defensivo. Ele acertou 22 das 23 tentativas de passe, deu dois desarmes, ganhou três duelos aéreos e bloqueou um chute. O camisa 43 ainda contribuiu ofensivamente com três bolas longas certas.
Bastante elogiado pela atuação consistente, João Marcelo disse que tem treinado muito forte para abraçar as oportunidades. O zagueiro também comentou sobre o novo esquema tático – com três zagueiros, sendo o lateral Marlon improvisado pelo lado esquerdo.
“Tenho que treinar bem para quando surgir oportunidade eu estar bem e corresponder da melhor maneira possível. É um esquema novo, a gente vai se acostumando a cada dia, a cada treino e a cada jogo”, disse.
Dúvida para Larcamón no Cruzeiro
O desempenho de João Marcelo colocou uma dúvida na cabeça de Larcamón para os próximos compromissos do Cruzeiro no Mineiro. O treinador, que já havia dito que pretende testar jogadores e variações nos jogos, pode manter o zagueiro entre os titulares.
“O João Marcelo jogou muito bem, acho muito importante que o time resolveu o jogo a partir das substituições. No primeiro jogo João Pedro, hoje novamente, agora com João Marcelo devido à suspensão de Neris”, declarou Larcamón após o clássico.
Não será nenhuma surpresa se João Marcelo iniciar entre os titulares na partida contra o Patrocinense, nesta sexta-feira (9/2), às 16h30, no Mineirão, pela quarta rodada do Mineiro. O zagueiro deve se manter entre os preferidos do comandante argentino mesmo com o retorno de Neris à lista de relacionados.
João Marcelo correspondeu em todos os jogos
A boa fase de João Marcelo teve início no ano passado. O defensor viveu ótimos momentos na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro sob o comando de Paulo Autuori e Fernando Seabra. Ele foi colocado à prova em um momento que o clube celeste brigava para se manter na elite nacional.
O zagueiro entrou em campo cinco vezes em 2023, sendo quatro delas acionado no segundo tempo. Ele só ganhou a condição de titular no último duelo do Cruzeiro no ano, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão, pela 38ª rodada do Brasileirão.
João Marcelo está emprestado pelo Porto ao Cruzeiro até junho de 2024. Para ficar com o defensor em definitivo após esse prazo, a diretoria estrelada terá que exercer a opção de compra dos direitos econômicos do jogador, que estão avaliados em 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões, na cotação atual).