Depois de vencer o clássico contra o Atlético, o Cruzeiro teve seis dias livres para treinar. O período sem jogos, porém, chega ao fim nesta sexta-feira (9/2), com partida da quarta rodada do Campeonato Mineiro.
A Raposa enfrentará o Patrocinense, a partir das 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Este será também o quarto desafio do técnico Nicolás Larcamón, contratado em dezembro pelo Cruzeiro. Nos três primeiros compromissos, o argentino passou invicto por Villa Nova (2 a 1), Athletic (1 a 1) e Galo (2 a 0).
Novos reforços da Raposa, o zagueiro Lucas Villalba e o meio-campista José Cifuentes ainda não entram em campo. Os jogadores precisam definir questões burocráticas antes de poderem estrear com a camisa celeste.
Classificação do Campeonato Mineiro
Segundo colocado do Grupo A, o Cruzeiro sete pontos – um a menos que o líder Tombense. A chave ainda conta com Itabirito (3º, com 4) e Ipatinga (4º, com 3).
Já o Patrocinense está matematicamente empatado com o Athletic na segunda posição do Grupo C. As duas equipes têm o mesmo número de pontos (4) e saldo de gols (0). A pontuação da dupla é igual à do Democrata de Governador Valadares, que tem saldo negativo (-5), e menor que a do América (1º, com 10).
Cruzeiro x Patrocinense: onde assistir
Esta partida será transmitida na televisão e na internet por Globo, SporTV, Premiere e Globoplay. O Cruzeiro jogará no Mineirão pela primeira vez em 2024.
Cruzeiro x Patrocinense: prováveis escalações
Cruzeiro
A vitória por 2 a 0 no clássico contra o Atlético, na Arena MRV, deixou o torcedor do Cruzeiro empolgado. As boas atuações individuais dos jogadores colocaram dúvidas na cabeça do técnico Nicolás Larcamón.
Um dos destaques foi o zagueiro João Marcelo. Ele entrou na vaga de Neris, que estava suspenso, e fez partida bem sólida ao lado de Zé Ivaldo na defesa. Entretanto, o ‘xerife’ voltou ao time após cumprir a suspensão.
Outro jogador que volta a ficar à disposição é Wesley Gasolina. O lateral-direito, que já tem duas participações diretas em gols em 2024, também cumpriu suspensão na rodada passada. Contudo, ele será reserva.
- Escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Neris e Marlon; William, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Arthur Gomes; Robert e Juan Dinenno
- Desfalques: lateral-esquerdo Kaiki (lesão na coxa direita); volante Fernando Henrique (problema muscular); meia Mateus Vital (quadro febril e de indisposição); atacantes Rafa Silva (problema muscular), Wesley (lesão no ombro esquerdo), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles direito), Rafael Elias (lesão no ombro direito) e Gabriel Veron (lesão no pé direito)
Raposa aguarda regularização de reforços
Embora tenham sido anunciados pelo Cruzeiro nesta semana, Lucas Villalba e José Cifuentes não estarão à disposição contra o Patrocinense. O zagueiro chegou a BH nessa terça-feira (6/2) e ainda não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Cifuentes, por sua vez, ainda não desembarcou no Brasil. O volante se despediu do Rangers e deixará a Escócia nesta sexta-feira (9/2) com destino ao Equador. Ele resolverá pendências burocráticas no país natal antes de se apresentar ao Cruzeiro.
Patrocinense
O Patrocinense terá um desfalque certo para o confronto contra o Cruzeiro. Técnico do CAP, Rogério Henrique usou a mesma escalação nas três primeiras rodadas do Mineiro, mas terá que fazer uma mudança na equipe.
Gabriel Galhardo foi expulso na derrota por 1 a 0 para o Villa Nova, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, na última rodada. O volante foi punido com o cartão vermelho após receber dois amarelos. Seu substituto no meio-campo será Matheus Santos.
A Águia tem jogado com postura ofensiva, em formação com três atacantes. Caiuby é o responsável por armar as principais jogadas de perigo no meio-campo.
- Provável escalação: Cairo; Nando, Léo Alves, Guilherme e Ailton; Matheus Santos, Marinho e Caiuby; Marcílio, Caíque e Everton Kanela
- Desfalque: volante Matheus Santos (suspenso)
Cruzeiro x Patrocinense: personagem
Lucas Romero, volante do Cruzeiro: “Tenho foco neste jogo importante que temos pela frente. Lógico que ficamos muito felizes por termos vencido o clássico, mas a luta continua. A gente se trabalhou muito, se preparou e temos todo o foco no Patrocinense. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil também, mas sabemos que vamos ter a nossa torcida nos apoiando o tempo todo, o que é muito importante para nós.”
Cruzeiro x Patrocinense: arbitragem
- Árbitro: Daniel da Cunha Oliveira Filho
- Assistentes: Magno Arantes Lira e Ricardo Junio de Souza
- Árbitro de vídeo: Wagner Reway