O Cruzeiro enfrenta o América nesta quinta-feira (15/2), às 20h, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. A Raposa vai em busca de repetir marca que não consegue desde o time campeão de 2018. Nas últimas cinco edições do Estadual, a equipe celeste não saiu vitoriosa do clássico com o Coelho na fase classificatória.
O ano de 2018 foi o último ano de glórias para o Cruzeiro. Com time bem estruturado e com grandes nomes da história do clube – como o goleiro Fábio, o volante Henrique e o zagueiro Léo – a Raposa foi campeã do Mineiro, e levantou também a taça do hexa da Copa do Brasil.
Jejum diante do América
Na fase classificatória do Estadual de 2018, encarou o América pela quinta rodada e venceu por 1 a 0, no Mineirão. Essa foi o último triunfo frente ao alviverde. Nos anos seguintes, o Cruzeiro foi derrotado nas cinco oportunidades da primeira fase do campeonato.
A sequência do ano vitorioso de 2018 deu lugar ao caos. O Cruzeiro viveu tempos sombrios de sua história – foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro em 2019, se afundou em dívidas, foi punido pela CBF, não conseguiu montar um bom time e ficou na Segunda Divisão por três anos.
O clube celeste começou a se reerguer no fim de 2021, quando Ronaldo Fenômeno comprou a SAF. Em 2022, veio o tão sonhado acesso. Contudo, mesmo depois de subir, no Mineiro de 2023, veio mais uma derrota para o América na fase classificatória – o Coelho venceu por 1 a 0, no Mané Garricha.
Ano passado foram ainda mais duas derrotas, dessa vez pela semifinal. O América venceu a ida por 2 a 1, e carimbou a vaga à final com a vitória por 2 a 0, no jogo de volta.
Clássico contra o América na fase classificatória
2019 – América 0 x 0 Cruzeiro – Independência
2020 – Cruzeiro 1 x 1 América – Mineirão
2021 – América 1 x 0 Cruzeiro – Inpendência
2022 – Cruzeiro 0 x 2 América – Mineirão
2023 – América 1 x 0 Cruzeiro – Mané Garrincha